Ex-jogadores opinam sobre Neymar na Copa do Mundo: “não adianta, é lesão, atrás de lesão”
Jogador do Santos não atua pela seleção brasileira desde 2023
Lance|Do R7

Faltando pouco mais de seis meses para a Copa do Mundo de 2026, a presença de Neymar na competição ainda é uma incógnita. O atacante do Santos, que tenta recuperar ritmo após sucessivas lesões, divide opiniões entre ex-jogadores ouvidos pelo Lance!.
Fábio Santos, ex-lateral do Corinthians, demonstrou confiança na recuperação do camisa 10, mas reconheceu que a decisão dependerá do próprio jogador.
— Difícil, acho que depende muito dele, né? Como um ex-companheiro, adversário e como um torcedor brasileiro, eu torço que sim. Eu acho uma peça fundamental para a nossa seleção. Acredito que o Neymar, podendo jogar, jogando em alto nível, o Brasil cresce e cresce muito — analisou o ex-lateral.
Donizete Pantera destacou a importância da experiência do atacante em torneios de grande porte e defendeu sua presença no grupo.
“Neymar é um jogador que a gente depende muito da categoria, da experiência que ele tem. Eu acho que é mais uma Copa para o Neymar. Todo mundo está pensando que ele não vai, mas a preparação está sendo feita para que o ele consiga alcançar. Se ele está jogando ou não, a Copa do Mundo é totalmente diferente.
Outros jogos são jogos que dá para o Neymar jogar, dá para ele ajudar. Então, o nosso time tem que ter experiência. Não precisa jogar garoto, não. É Copa do Mundo. A gente sabe disso. Não é um jogo fácil. Tem jogos que tem que ter um pouco de experiência, de malandragem no esquema — afirmou Donizete.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Jorge Wagner, ex-meia do São Paulo, também se mostrou esperançoso, ainda que ciente das dificuldades físicas enfrentadas por Neymar nos últimos anos.
— A esperança e a expectativa é que ele esteja presente. A gente está acompanhando tudo o que vem acontecendo. Estamos sabendo do histórico de ilusão que ele teve nesses últimos anos. Foram poucos jogos, mas a gente fica na expectativa de que ele possa se recuperar, possa estar sendo convocado, possa estar à disposição da seleção brasileira.
A gente torce para que ele esteja bem. Com certeza vai nos ajudar muito. A gente sabe que realmente é muito difícil, mas fica a expectativa para que ele seja provocado e esteja na Copa do Mundo — falou o ex-jogador.
Entre os mais céticos, Márcio Santos, campeão mundial em 1994, afirmou que as chances de o atacante chegar ao Mundial são pequenas, sobretudo pelas dificuldades físicas recentes.
— Eu acho difícil. Infelizmente, o Neymar é um craque com muita qualidade, mas ele não está sabendo usufruir do dom que Deus deu para ele. Há um ano ele disse que quer a Copa do Mundo, mas a parte profissional ele está deixando de lado. Então não adianta. Ele está tendo lesão, atrás de lesão. Então o Neymar, com 33 anos, está tendo dificuldade para se manter no Santos.
Imagina na Copa do Mundo com os “zagueirões” voando baixo. Então eu acho que ele vai ter dificuldade para a Copa do Mundo. A seleção funciona assim: após as Eliminatórias, aquele grupo que participou e conseguiu a classificação é aquele grupo que vai para Copa do Mundo. Aí depende: se tiver lesão, ele vai ser cortado, não vai poder jogar, vai ter que trazer outro — avaliou o tetracampeão.
Apesar das opiniões divididas, o consenso entre os ex-jogadores é de que, se estiver em condições, Neymar ainda pode ser decisivo para o Brasil em busca do hexa.
