Ex-clube de Felipão, Guangzhou FC está fora das competições chinesas de 2025; entenda
Equipe não conseguiu obter licença para disputas devido às dívidas
Lance|Do R7
O Guangzhou FC está fora das competições da China em 2025. O clube, que já teve Paulinho, Ricardo Goulart, Elkeson e Felipão, não recebeu a licença da Liga Chinesa de Futebol de 2025 da CFA por não cumprir os requisitos e, desta forma, não poderá exercer as atividades profissionais no ano.
➡️ Conheça o Guangzhou Evergrande, time de empresa chinesa que derrubou a bolsa de valores
Por meio de um comunicado oficial, o clube informou a ausência nas competições por não conseguir quitar as dívidas mesmo com os fundos arrecadados e pediu desculpas a todos que ajudaram e aos torcedores.
- Para ser admitido na liga profissional na nova temporada, o clube está trabalhando muito de diversas maneiras. No entanto, devido às pesadas dívidas históricas, os fundos angariados não foram suficientes para saldar a dívida e, em última análise, não conseguimos obter acesso, o que lamentamos profundamente. Aqui, gostaríamos de expressar nossas mais sinceras desculpas a todas as pessoas de todas as esferas da vida que se preocupam e apoiam o Guangzhou Football Club, bem como aos fãs e amigos. Ao mesmo tempo, obrigado a todos pela compreensão e tolerância. Não mudaremos nossa intenção original e faremos o nosso melhor para lidar com as consequências e apoiar o desenvolvimento do futebol chinês e do futebol de Guangdong e Guangzhou - escreveu na nota.
Heptacampeão chinês e bicampeão asiático, o Guangzhou FC não resistiu à saída da Evergrande e amargou na segunda divisão desde 2022. A imobiliária decretou falência em janeiro de 2024 e os dirigentes da equipe chinesa não conseguiram dar a volta por cima sem os investimentos.
O declínio do Guangzhou começou devido a uma grave crise financeira no setor imobiliário da China nos últimos anos, potencializado pela pandemia de Covid-19. A empresa perdeu o controle do clube em 2021 após venda a um grupo de investidores.
Mesmo com a crise nos caixas, o Guangzhou conseguiu a licença para jogar a China League One, a segunda divisão do país, no ano passado. Em nota oficial, o clube detalhou a crise financeira sofrida nos últimos anos e como conseguiu, pela união, ter renda para continuar.
- O Guangzhou FC obtém hoje licença de entrada em ligas profissionais na temporada de 2024 e confirma que continuará participando da China League One este ano. Afetado pela pandemia e outros motivos, o clube tem enfrentado enormes desafios de sobrevivência e operações, mas nos unimos para nos salvar e obter renda para alcançar um equilíbrio apertado. Nós agradecemos sinceramente aos atuais e ex-técnicos, jogadores e funcionários, e torcedores de todo o país e do mundo, bem como aos patrocinadores, clubes, amigos e a todos que se preocupam conosco. O clube continua empenhado em defender a história de glória do futebol de Guangzhou, em resolver a crise financeira de forma constante e em manter a nossa contribuição para o futebol chinês. Vejo vocês no estádio em breve.
No entanto, neste ano, a equipe não conseguiu cumprir as exigências e não foi incluído na lista de clubes elegíveis para as ligas profissionais chinesas de 2025. Apenas 49 clubes estão aptos a competir na nova temporada. Além do Guangzhou, Cangzhou Mighty Lion e Hunan Xiangtao também não atuarão neste ano.
Títulos do Guangzhou FC na história
Brasileiros no Guangzhou FC
O maior ídolo recente do Guangzhou FC é o brasileiro Muriqui, que na disputa da Segunda Divisão chinesa foi fundamental para o título e acesso do time, marcando 14 gols e se sagrando artilheiro deste campeonato.
Outros brasileiros que ganharam muito destaque foram o atacante Elkeson que ganhou duas Super Liga Chinesa (2013 e 2014) sendo artilheiro nas duas edições, com 24 e 28 gols respectivamente, Ricardo Goulart, campeão nacional em 2015, 2016 e 2017 e Paulinho campeão chinês em 2015 e 2016 e asiático em 2015.
Luiz Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, conquistou três Super Liga Chinesa, uma Champions League da Ásia e uma Copa da China. O ex-treinador da seleção brasileira deixou o clube em 2017, sendo substituído por Fabio Cannavaro.
Além de Muriqui, Paulinho, Elkeson, Ricardo Goulart e Felipão, outros brasileiros que tiveram passagem pelo Guangzhou FC são: Anderson Talisca, Alan, Aloísio Boi Bandido e Fernandinho.
Leia a nota na íntegra
Queridos fãs, parceiros e pessoas de todas as esferas da vida:
De acordo com a lista de admissão de clubes de futebol profissional divulgada pela Associação Chinesa de Futebol para a temporada de 2025, nosso clube não foi admitido e não pode continuar a competir na Liga Chinesa de Futebol Profissional.
Desde a sua participação na Liga Chinesa de Futebol Profissional, o clube passou por altos e baixos, lutou muito e lutou tenazmente. Conquistou a façanha de conquistar oito títulos consecutivos da Superliga Chinesa e liderar duas vezes a Liga dos Campeões da AFC, tornando-se o nome ". Guangzhou Team" poderoso no mundo do futebol asiático. Essas conquistas brilhantes são o resultado do suor e do trabalho árduo dos jogadores em campo, da criação estratégica e meticulosa da equipe técnica e do testemunho do apoio inabalável e entusiástico dos torcedores. Ao mesmo tempo, cultivamos profundamente o sistema de formação de jovens, cultivamos um grande número de potenciais novas estrelas para o clube e injetamos um forte impulso no desenvolvimento sustentável da equipa.
Para ser admitido na liga profissional na nova temporada, o clube está trabalhando muito de diversas maneiras. No entanto, devido às pesadas dívidas históricas, os fundos angariados não foram suficientes para saldar a dívida e, em última análise, não conseguimos obter acesso, o que lamentamos profundamente. Aqui, gostaríamos de expressar nossas mais sinceras desculpas a todas as pessoas de todas as esferas da vida que se preocupam e apoiam o Guangzhou Football Club, bem como aos fãs e amigos. Ao mesmo tempo, obrigado a todos pela compreensão e tolerância. Não mudaremos nossa intenção original e faremos o nosso melhor para lidar com as consequências e apoiar o desenvolvimento do futebol chinês e do futebol de Guangdong e Guangzhou.
Clube de futebol Co. de Guangzhou, Ltd.
6 de janeiro de 2025