Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-analista de desempenho do América-MG analisa contratação de Pepa: ‘tem perfil do Abel Ferreira’

Ex-profissional do Coelho acredita que treinador português tem todas as características para ter sucesso no Cruzeiro

Lance|

Lance
Lance Lance

Anunciado nesta semana pelo Cruzeiro, o treinador Pepa é pouco conhecido pela torcida celeste e, até por isso, sua contratação causou desconfiança em uma temporada muito importante para a Raposa. Mas, para o analista de desempenho português Rui Sousa, que teve passagens pelo América-MG entre 2016 e 2018, o treinador tem grandes chances de ter sucesso no futebol brasileiro.

Segundo Sousa, o novo comandante celeste tem um perfil parecido com Abel Ferreira, atual treinador do Palmeiras e um dos mais vitoriosos da história do clube paulista.

- Para falar do Pepa, não tem como não recordar os trabalhos que ele fez aqui em Portugal, no Tondela, no Paços Ferreira e no Vitória de Guimarães. Em todos, ele teve uma situação comum: todos eles terminaram acima do que era esperado – analisou Rui Sousa em entrevista à Rádio Itatiaia.

- (Ele) Tem um perfil de treinador mais parecido com o do Abel Ferreira. Ele (Pepa) é muito mais temperamental, muito mais ativo, mesmo ali junto ao banco, enquanto o Luís Castro tem um jeito mais pacato e mais sofisticado. Eu diria que o Pepa acaba por ser um treinador que consegue transmitir, passar para dentro do campo, aquele entusiasmo – que é o seu jogo – completou.

Publicidade

Questionado sobre o estilo de jogo e as preferências táticas de Pepa, Rui Sousa afirmou que o treinador celeste gosta de atuar no 4-3-3 e colocando muita pressão no time adversário.

- Normalmente, ele organiza muito bem as suas equipes. Os times do Pepa são organizados e em uma estrutura do 4-3-3. No meio-campo, ele usa um pivô mais defensivo (1º volante) e dois meias interiores - com facilidades de pisar no campo ofensivo. São equipes bastante compactas e, do ponto de vista defensivo, a última linha é bastante alta. Ele gosta de condicionar o adversário a tomar decisões rápidas. Por isso, efetua grande pressão, que acredito ser o seu grande diferencial. Essa pressão é uma opção estratégica ou tática para que essas nuances possam acontecer no jogo – completa.

Publicidade

Rui Sousa chegou ao América-MG em junho de 2016, juntamente com o técnico português Sérgio Vieira. O analista de desempenhou resolveu deixar o Coelho e voltar para Portugal no final de 2018.

Pepa desembarca em Belo Horizonte nesta quarta-feira (22/3) e terá o primeiro contato com o elenco celeste na quinta-feira (23/3), quando iniciará os preparativos para as disputas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série A.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.