Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Estou me preparando muito para isso', afirma Renato Rezende

Atleta do BMX, Renato conta sobre sua rotina, dificuldades durante a pandemia e expectativas para mais um passo em sua carreira, na Olimpíada de Tóquio-2020

Lance|

Lance
Lance Lance

Renato Rezende vem se preparando para viver fortes emoções num futuro muito próximo. O atleta da BMX está na reta final de treinamento para sua terceira participação no maior evento esportivo do mundo, que terá início ainda esse mês no Japão, enquanto aguarda também a chegada do seu primeiro filho.

Com 30 anos, Renato tem uma trajetória no esporte bastante interessante. Aos 21 anos, foi o primeiro brasileiro da história a participar de uma prova de BMX nas competições internacionais de Londres, em 2012. Para se aprimorar, foi treinar em San Diego, Estados Unidos, com alguns dos melhores da modalidade. O esforço surtiu efeito e ele conquistou diversos pódios nos anos seguintes, como o ouro nos Pan-Americanos de 2014 e 2015. Nas competições do Rio, em 2016, após uma queda, Renato teve que parar nas quartas de final. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, garantiu a quarta posição na modalidade.

Atualmente ele está na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, num ritmo intenso de treinamentos até o dia de embarcar para Tóquio.

Em entrevista ao Time Nissan, Renato contou como está sua rotina, como driblou as dificuldades durante os meses de maior restrição da pandemia – quando construiu sozinho uma pista de treinos em sua casa – e suas expectativas para mais um importante capítulo em sua carreira.

Publicidade

- Estou nos Estados Unidos, na Carolina do Norte, e os treinos foram bem duros. Principalmente nas minhas quatro primeiras semanas aqui. Essa semana, já começaram a ficar um pouco mais tranquilos para eu poder chegar mais descansado no Japão. Minha esposa, que está grávida de 6 meses, também está vindo ficar comigo aqui nos EUA nos últimos dias de preparação. Acho que vai ser muito bom para mim. Estou com uma estrutura bem completa aqui e isso me deixa muito feliz. Embarco daqui para o Japão no dia 21 de julho e chego lá no dia seguinte - disse Renato Rezende.

O atleta da BMX também lembrou como foi treinar durante o início da pandemia.

Publicidade

- Quando a pandemia começou eu estava aqui nos Estados Unidos, na mesma cidade que eu estou agora e tive que voltar correndo para o Brasil. Fiquei um mês inteiro em casa treinando só Sprint numa calçada que fica praticamente dentro da minha casa e fazendo alguns exercícios de academia porque tinha conseguido alguns pesos. Como eu vi que a situação ia demorar mais, resolvi colocar em prática um sonho que sempre tive, o de construir uma pista de treino na minha própria casa, inclusive já tinha um lugar reservado para ela. Contratei um trator que levou 15 horas só limpando o espaço, depois eu mesmo coloquei a mão na massa. Cheguei a ficar em alguns dias oito horas com a enxada na mão trabalhando, às vezes alguns amigos vinham ajudar. Todo o trabalho valeu muito a pena, quando eu voltei a treinar na Missão Europa, em setembro e outubro do ano passado, estava me sentindo muito melhor preparado - comentou Renato.

O brasileiro comentou sobre qual acredita que será o seu maior desafio.

- Essa é minha 3ª olímpiada, nas duas outras, infelizmente, não consegui chegar até onde eu queria, nas finais. Em Londres, meu pneu furou e meu ombro saiu do lugar por conta de uma queda. No Rio, tive um pneu furado também e uma outra queda. Para o Japão, minha inspiração é o Diego Hipólito, que fala que numa olimpíada ele caiu de cara, em outra de costas e, na terceira, caiu em pé com a medalha na mão. Ele é minha inspiração e eu espero dessa vez não cair e voltar para casa com uma medalha. Hoje me sinto muito mais experiente nesses eventos grandes, estou fazendo uma preparação muito boa e acredito que pode acontecer. O maior desafio acredito que seja a pista, ela é longa e um pouco maior do que estou acostumado, mas estou me preparando muito para isso. Espero que esse desafio seja vencido - destacou o atleta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.