Lance Esporte ao ar livre vira estratégia de cidade durante a pandemia

Esporte ao ar livre vira estratégia de cidade durante a pandemia

Itaguaí tem apostado na prática esportiva

Lance
Lance

Lance

Lance

O Brasil completa, neste mês de março, exatamente um ano de restrições, isolamento social, sedentarismo e centenas de milhares de mortes provocadas pela pandemia do novo coronavírus. E nesse momento em que a Covid-19 se mostra ainda assustadora, a Prefeitura de Itaguaí decidiu apostar no esporte ao ar livre para melhorar a imunidade e o emocional da população, além de aliviar a pressão nos sistemas de saúde municipal e estadual.

A primeira medida da cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro foi levar para a recém-inaugurada Praça do 26 de Dezembro uma lista de atividades gratuitas. O projeto tem o objetivo de espalhar esporte, lazer e saúde.

- Nesse primeiro momento, teremos aulas de zumba, ginástica localizada, ginástica funcional e funcional kids. As atividades já estão à disposição da população. Em breve, vamos ampliar para outros esportes, como futebol e vôlei (masculino e feminino) - revela Roberto de Carvalho Oliveira, o Robertinho, diretor de esporte da Secretaria de Esporte, fisioterapeuta, educador físico e ex-preparador da base e dos profissionais do Vasco.

O projeto se baseia em pesquisas que mostram que a hospitalização de pacientes com Covid-19 é significativamente menor entre os que praticam atividades físicas. Um desses estudos, da Universidade Federal de Minas Gerais (O impacto do exercício físico, da atividade física e do sedentarismo nos desfechos clínicos em pacientes sobreviventes infectados pelo vírus Sars-CoV-2), testou 938 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e revelou a importância do esporte em meio à pandemia.

- A importância da atividade física é inquestionável. Seja em ambiente aberto ou fechado. Mas, pelo momento que vivemos, o ambiente aberto é o mais recomendado. Sempre falo que cuidamos dos alunos e atletas sem receituário e carimbo. De uma forma espontânea e natural - explica Robertinho, destacando que o esporte trabalha todo o seu corpo, melhorando a saúde e evitando doenças respiratórias.

- Exercícios aeróbicos e anaeróbicos trabalham todo o sistema cardiovascular e respiratório, aumentando sua capacidade cardiopulmonar. E isso é fundamental para o nosso dia a dia, ajudando na prevenção de doenças respiratórias - finaliza.

Últimas