Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Especialista cita decisão de Simone Biles: 'Ato de coragem, de quem escolhe a si mesma e não a atleta'

Ginasta desistiu de disputar a final individual geral da ginástica artística nos Jogos de Tóquio. A atleta norte-americana ainda não confirmou a participação em outras provas

Lance|

Lance
Lance Lance

Um ato de coragem! A ginasta Simone Biles desistiu de disputar a final individual geral da ginástica artística nos Jogos de Tóquio 2020, que será disputada na quinta. A atleta norte-americana ainda não confirmou presença em outras finais como no salto e barras irregulares no domingo, solo na segunda e trave na terça. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, a especialista em psicologia do esporta Teresa Fragelli analisou a decisão da atleta.

+ Confira e simule a tabela do futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio

A pressão psicológica e atenção aos sintomas

Na preparação para grandes eventos, os atletas convivem diariamente com níveis altos de estresse e pressão psicológica. Um dos fatores que também pesaram na preparação para os jogos de Tóquio foi a pandemia de Covid-19, que ceifou a vida de milhares de pessoas no mundo e adiou o evento para 2021.

Publicidade

+ Veja o que você perdeu na noite e madrugada nos Jogos Olímpicos de Tóquio

- Os psicólogos do esporte acompanharam com muita atenção o adiamento das Olimpíadas. Nós esperávamos algumas consequências emocionais para os atletas. Na preparação dos atletas de alto rendimento, existem etapas importantes a serem cumpridas. Desde o início da preparação até o polimento final. Assim como o treinamento técnico, tático e físico vão sendo dosados para que o atleta chegue a competição em seu estado ótimo, o acompanhamento psicológico também se dá em diferentes etapa - salientou e emendou.

Publicidade

- Questões como motivação para buscar resultados, tolerar as pesadas cargas de treinamento, lidar com frustrações e lesões são acompanhados de perto. Ao fim da preparação, em fase de polimento o atleta teoricamente está apto para competir. Adiar por um ano o estado de preparação máxima de um atleta pode ser muito complicado, principalmente em relação a sua motivação. A pandemia e o isolamento social, o receio de testar positivo para a Covid-19, a perspectiva dos estádios vazios, o impedimento de parentes apoiando, foi na verdade um estresse a mais para o atleta - frisou.

+ Rayssa Leal cancela recepção em sua cidade natal para evitar aglomerações: 'Se cuidem'

Publicidade

Ao deixar a Arena da Olimpíada de Tóquio, Simone Biles deixou claro que antes de atleta de alto rendimento, os competidores são seres humanos. Ela chamou atenção para a saúde mental e o bem-estar. "Não somos apenas atletas. Somos pessoas, afinal de contas, e às vezes é preciso dar um passo atrás", disse a ginasta norte-americana, que já foi quatro vezes medalhista de ouro na história das Olimpíadas.

- Um atleta pode apresentar os mesmos sintomas de um indivíduo comum ao estresse (desgaste emocional). Insônia, irritabilidade, inapetência, tristeza, cansaço, desmotivação, agressividade, descontrole, agitação psicomotora, dificuldade de realizar tarefas cotidianas. No caso dos atletas, pode acarretar até em dificuldades de executar esquemas de treinamento, de manter o foco de atenção, lidar com frustrações e resultados adversos e se manter motivado para continuar a competir - finalizou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.