Lance Era melhor ver o filme do Pelé? Por que os mexicanos amam o Rei do Futebol

Era melhor ver o filme do Pelé? Por que os mexicanos amam o Rei do Futebol

Frase foi dita em um episódio do seriado mexicano 'Chaves', na versão dublada

Lance
Lance

Lance

Lance

Quem assistiu ao seriado 'Chaves' provavelmente se lembra do episódio em que o protagonista vai ao cinema e, insatisfeito, repete exaustivamente a frase: 'seria melhor ter ido ver o filme do Pelé'. Porém, esta frase é dita apenas pela dublagem brasileira, com o intuito de fazer referência ao Rei do Futebol, que morreu na última quinta-feira.

Na realidade, o personagem interpretado por Roberto Bolaños queria assistir ao filme 'El Chanfle'. A frase dita por Chaves foi 'Mejor hubieramos ido a ver al Chanfle'. O objetivo seria divulgar o novo filme, que reuniu todo o elenco do seriado 'Chaves' e contava a história de um homem de uns 30 anos, pobre e que trabalhava como auxiliar no time Club América, do México.

Um verdadeiro clássico para os mexicanos, 'El Chanfle' não foi lançado no Brasil. A clara referência ao seu longa acabou caindo em desuso e, com o enredo do longa percorrendo o mundo do futebol, acabaram encontrando na fama de Pelé no cinema, uma boa inspiração para a dublagem nacional.
AdChoicesPUBLICIDADE
+ Morre Pelé, Rei do Futebol e tricampeão do mundo pela Seleção Brasileira, aos 82 anos

Coincidência ou não, Pelé realmente participou de alguns filmes entre os anos de 1979 e 1992, ano em que este episódio de 'Chaves' foi exibido pela primeira vez no SBT. Com isso, não é tão simples apontar qual filme o dublador estava se referindo. O que se sabe é que o filme de Roberto Bolãnos foi exibido em 1979 e naquele mesmo ano Pelé participou do longa brasileiro “Os Trombadinhas”, que contava a história de um empresário que queria reabilitar crianças de rua e para isso buscava ajuda com um treinador de futebol da base do Santos.

Entre 1970 e 1980, Pelé participou de outros filmes como “O Barão Otelo no Barato dos Bilhões” (1971), Passe Livre (1974), Fuga para a Vitória (1981), “Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986), entre outros.

+ Pelé eterno! Relembre 20 declarações históricas sobre o Rei

Apesar de o texto original não se referir a Pelé, o amor dos mexicanos pelo Rei do Futebol é real. Em 1970, o país foi sede da Copa do Mundo e presenciou uma das maiores e melhores gerações da Seleção Brasileira de todos os tempos. Camisa 10 daquela equipe, Pelé conduziu o time ao tricampeonato mundial e encantou o planeta com sua genialidade.

Os mexicanos ainda sediaram a Copa do Mundo de 1986 e, em 2026, quebraram o recorde como o país que mais sediou o torneio da Fifa na história. Os mexicanos vão sediar a Copa da América do Norte, ao lado de Estados Unidos e Canadá.

Últimas