Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Equipe de Itajaí (SC) terá quatro representantes na gira da Austrália

Rafael Matos, Carol Meligeni e Ymanitu Silva disputam primeiros torneios do ano na Austrália e serão acompanhados pelo técnico Luiz...

Lance|

Lance
Lance Lance

A equipe ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí (SC), terá quatro representantes na gira de torneios da Austrália que começam já neste fim de 2022. Rafael Matos, 27º do mundo do ranking da ATP nas duplas, e Carol Meligeni, 217ª do ranking feminino de simples da WTA, Ymanitu Silva, 8º do mundo do ranking dos cadeirantes da categoria Quad. Os três serão acompanhados pelo treinador Luiz Peniza.

Matos e Carol Meligeni intensificaram a pré-temporada esta semana no Itamirim Clube de Campo e estão na reta final de preparação para a disputa da United Cup, em Brisbane, na Austrália, defendendo o Brasil. Os dois embarcam no dia 23 para a Oceânia e o time nacional estreia no dia 29 enfrentando a Itália e a Noruega e na competição também terão o acompanhamento do técnico Peniza.

Matos teve um brilhante ano de 2022 conquistando cinco títulos ATP (Sofia, Marrakech, Santiago, Bastad e Mallorca), sendo quatro deles ao lado do espanhol David Vega e outro com Felipe Meligeni (em Santiago).

"Foi uma temporada bem especial. Tinha acabado 2021 ali pelo top 70 cumprindo o objetivo e esse ano superamos as expectativas ainda mais com os cinco títulos e resultados . Legal ver que o trabalho está dando resultado, venho com o Franco há três anos fazendo trabalho específico e fiquei feliz com a temporada. Um diferencial desse ano foi a evolução na quadra rápida, só vínhamos basicamente jogando no saibro , treinei muito saque e voleio , ganhamos um ATP 250, um torneio na grama, fizemos oitavas em Wimbledon", disse Matos.

Publicidade

"Vou passar o Natal no avião, mas faz parte. Sigo na pré-temporada, bastante físico, para pegar mais firme na quadra", apontou o atleta: "Vamos aproveitar agora que conseguimos entrar em todos os torneios Grand Slams e Masters 1000. Primeiro objetivo é manter o ranking que estamos e estando lá, jogando com confiança os resultados irão aparecer".

Carol Meligeni também teve grande evolução em 2022 onde começou como a 250ª colocada e bateu seu melhor desempenho com o 165º lugar em setembro, somando final no W60 de St. Gaudens, na França, semi em Montpellier, França, Irapuato, no México, além de final no W25 de Tucuman, na Argentina. Também disputou os qualificatórios dos quatro torneios de Grand Slam pela primeira vez.

Publicidade

"Estou bastante animada com a pré-temporada. A gente vem trabalhando coisas importantes no meu jogo para a bola andar mais, machucar mais e, mesmo assim, ser mais consistente e ter confiança. Tenho feito um trabalho muito bom com minha equipe da ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo dando bastante ênfase na potência dos golpes e parte física. Está tudo encaixadinho".

Após a United Cup, Carol jogará o quali do Aberto da Austrália buscando vaga no primeiro Major do ano. Matos disputa o ATP 250 de Adelaide, no mesmo país, e a chave de duplas do Australian Open, ambos com David Vega.

Publicidade

"Estou animada para viajar com a equipe e poder estrear nesta nova competição que tem um formato diferente, tem tudo para ser muito legal. Tenho convicção que nosso time tem condições de seguir avançando na competição", afirmou.

Entre os cadeirantes, Ymanitu Silva também disputará a gira na Austrália. Ele joga pelo menos dois torneios, o Victorian Wheelchair Open, em Melbourne, a partir de 10 de janeiro, e o Melbourne Wheelchair Open, na mesma cidade, a partir do dia 16.

O atual oitavo do mundo teve um grande 2022 atingindo o sétimo lugar em simples e sexto em duplas e finalizando no top 8. Ele foi finalista de duplas de Roland Garros em 2022, terceiro lugar do Mundial na categoria Quad pelo Brasil, alcançou a vaga no Masters da categoria, ou seja, torneio com os melhores do ano, além de sete títulos sendo dois de simples e cinco de duplas.

"Estamos aproveitando a pré-temporada para focar nos pontos em que precisamos melhorar e que ficamos em deficit esse ano e aperfeiçoando ainda mais o pontos positivos para que 2023 seja um ano ainda melhor que 2022 onde esse ano atingi meu melhor ranking chegando a 7º do mundo em simples e 6º nas duplas e com isso sabemos que podemos ir mais além", disse Ymanitu.

"A ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo se sente muito honrada por ter três tenistas representados na gira da Austrália com o Matos, Carol e o Ymanitu. Estamos em intenso trabalho na pré-temporada para começar 2023 com o pé direito com todos os nossos atletas", apontou Patrício Arnold, diretor da ADK Tennis.

A equipe ADK Tennis segue repleta na pré-temporada com João Menezes retornando, João Victor Loureiro, que fez seu primeiro ano completo como profissional em 2022 e tem seu melhor ranking perto dos 800 melhores, e Mateo Reyes no profissional. Orlando Luz e Gabriel Sidney se juntam ao time nos próximos dias.

Atleta itajaiense, Jocélio Torquato, de apenas 22 anos, natural de Itajaí (SC), bateu o melhor ranking na temporada (88º lugar) no circuito mundial de cadeirantes e fechou o ano no top 100 com a 96ª colocação. Ele também segue na pré-temporada de olho em um bom desempenho em 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.