Lance Em sua despedida dos gramados, Pelé foi campeão nos Estados Unidos

Em sua despedida dos gramados, Pelé foi campeão nos Estados Unidos

Com vitória do Cosmos sobre o Sounders, por 2 a 1, em 28 de agosto de 1977, Pelé pendurou as chuteiras após conquistar o título americano...

Lance
Lance

Lance

Lance

No dia 28 de agosto de 1977, aos 37 anos, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, pendurou as chuteiras da forma como merece um gênio à sua altura: sendo campeão. Vestindo a camisa verde e o calção branco do Cosmos, de Nova York, o Rei venceu o Sounders, de Seattle, por 2 a 1, e conquistou o troféu da Liga Norte Americana de Futebol (NASL). Apesar de não ter balançado as redes na ocasião, o último jogo foi especial.

Pelé, que lutava contra um câncer no intestino, faleceu nesta quinta, 29 de dezembro, após sofrer falência múltipla de órgãos.

Naquele 28 de agosto de 1977, o palco da despedida do maior craque do futebol mundial foi o Civic Stadium, atual Providence Park, um estádio de beisebol adaptado e que recebeu 35.548 torcedores. Os sortudos presentes puderam dar adeus ao ídolo brasileiro que decidiu que aquele momento era o da aposentadoria.

Campeão de três Copas do Mundo, duas Copas Roca, duas Libertadores da América, cinco Taças Brasil e uma Taça Roberto Gomes Pedrosa - estes, mais tarde, viriam a ser unificados como campeonatos brasileiros - e dez canecos do Campeonato Paulista. Essas são só alguns dos títulos de Pelé ao longo de sua vitoriosa carreira.

Dentro das quatro linhas, o Rei era imparável e, para muitos, também incomparável. Mas nem toda magia que vinha de seu maior talento era capaz de fazê-lo eterno como atleta.

O último adeus

Trinta e quatro dias após a conquista desse título, viria a despedida definitiva do Rei. Em amistoso entre Cosmos e Santos aconteceu em Nova York. O gênio da bola atuou meio tempo por cada equipe e acabou marcando um gol de falta a favor do Cosmos, que venceu o amistoso por 2 a 1.

Ao fim do confronto, o Rei deu uma volta olímpica no Giant Stadium, segurando bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, e despediu-se dos 75.646 espectadores, entre eles, o lendário campeão mundial de boxe Muhammad Ali. O estádio, então, pode aplaudir o maior de todos os tempos.

Últimas