Documentário retrata efeitos da pandemia do COVID-19 nos esportes

Obra audiovisual foi comandada por João Palomino, ex-presidente da ESPN Brasil

Lance

Lance

Lance

Os gritos das torcidas vibrando nas arquibancadas se transformaram em silêncio, arquibancadas vazias. A série documental “A tirania da minúscula coroa: Covid-19” debate os impactos da pandemia nos esportes – nos campeonatos, no dia a dia dos atletas, nas ligas esportivas e olhando para o futuro.

O episódio IV, que estará no ar nos próximos dias, abordará o tema “Esportes: na linha de impedimento”. A estruturação do capítulo foi orientada por João Palomino, que comandou a ESPN Brasil.

Foram entrevistados Edmílson, ex-São Paulo e pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, Paulo Sérgio, ex-Corinthians e Bayern de Munique, tetracampeão mundial na Copa de 1994, Zé Elias, ex-jogador de Corinthians, Internazionale de Milão e Bayern de Munique e comentarista da ESPN Brasil, Livio Oricchio, jornalista especializado F1, Paulo Calçade, comentarista ESPN Brasil, Fábio Piperno, comentarista BandSports, Yael Castiglione, ex-levantadora da seleção argentina de vôlei, Paulo Bassul, diretor-técnico e operacional da Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que organiza o NBB e Alessandra Oliveira, ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, duas vezes medalha olímpica, um Mundial e um Pan.

- A ideia de fazer um capítulo dos impactos do Covid-19 nos esportes nasceu quando estava assistindo o ‘Arremesso Final: série sobre Michael Jordan’, sucesso da Netflix. Liguei para o [João] Palomino que, prontamente, me atendeu e disse: ‘estou dentro, é um debate importante!’ O resultado mostra em perspectiva essa visão do futuro, das arquibancadas - onde os gritos foram substituídos pela solidão, pelo silêncio - explicou Gustavo Girotto, autor da série.