Lance DJ Scazuzo e o papel da música na entrada dos lutadores: 'Tem o poder de despertar'

DJ Scazuzo e o papel da música na entrada dos lutadores: 'Tem o poder de despertar'

DJ Scazuzo e o papel da música na entrada dos lutadores: 'Tem o poder de despertar'

Lance
Lance

Lance

Lance

Além do camp de treinamento, da dieta bem feita e do psicológico em dia, a música escolhida para embalar a caminhada até o cage influencia diretamente na performance de muitos atletas. Inclusive, existem histórias de lutadores que se recusaram a entrar na arena enquanto a música escolhida não tocava.

Também tem lutadores que tornaram suas entradas um evento à parte: a lenda do UFC Anderson Silva, ao som de "Ain't no Sunshine" na versão do rapper DMX; Wanderlei Silva e a animada "Sandstorm", do DJ finlandês Darude, imortalizada no Pride FC; e o policial do BOPE Paulo Thiago no histórico UFC Rio 1, embalado por "Tropa de Elite", do Tihuana.

Acostumado a animar multidões em festivais Brasil afora, o DJ Scazuzo, um dos mais renomados do país, falou sobre a importância da música como um aditivo motivacional dos atletas.

"A música tem o poder de despertar, de mudar o humor. Vejo que os lutadores do UFC escolhem música para entrar no tatame, sempre presto atenção nas músicas. No futebol, o Neymar usa uma caixa de som antes dos jogos. A música rompe barreiras e tem papel fundamental no desempenho de muitos atletas e em todos os esportes porque ela toca realmente no âmago, não só nos ouvidos.", destacou.

Carioca radicado em São Paulo, DJ Scazuzo vive a música. Nas noites, ele as toca para embalar a diversão de multidões nas boates e festivais em que estrela. Na manhã seguinte, ele as usa como agente motivacional para seus próprios treinamentos na academia.

"As pessoas às vezes não acreditam, porque toco até às 06h, e 11h, no máximo 12h, estou na academia. É difícil manter meu estilo de vida, mas tudo na vida é foco. Coloco meu fone no ouvido, aciono a minha playlist e faço meus treinamentos, seja na academia ou no Parque Ibirapuera quando pratico o mahamudra.", relatou o "DJ Fitness" Scazuzo.

O mahamudra, citado por Scazuzo, é uma prática com origem no budismo. No Brasil, ganhou notoriedade através de celebridades fitness que fundaram um grupo de praticantes. Para equilibrar alma, corpo e mente, os adeptos unem exercícios aeróbicos, meditação e até a prática de algumas artes marciais, como o Muay Thai e o Jiu-Jitsu.

"Faço um treino constante no mahamudra, pelo menos duas vezes por semana. É um estilo de treino bem legal, voltado para o aeróbico. Sempre que posso, estou sempre treinando com meus amigos, que são os fundadores. É uma atividade que realmente faz toda a diferença na minha forma física.", explicou o DJ.

Últimas