Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Dia das Crianças: relembre atletas com feitos impressionantes antes da maioridade

O esporte é recheado de nomes que, ainda muito novos, impressionaram o mundo com proezas históricas

Lance

Lance|Do R7

Atletas deixaram a marca na história antes dos 18 anos
Dia das Crianças: Pelé, Rayssa Leal, Simone Biles e Michael Phelps são alguns nomes que despontaram menores de idade (Foto: AFP/ COB)

A relação das pessoas com o esporte  muitas vezes se inicia ainda no berço e, dessa forma, crianças começam a praticar esporte ainda muito jovens, conseguindo grande destaque em alguns casos.

Nesse sentido, em comemoração do Dia das Crianças, o Lance! decidiu fazer uma lista relembrando "crianças" que tiveram feitos extraordinários antes de atingir a maioridade.

Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Pelé

O Rei do Futebol despontou para o esporte muito cedo. Quando surgiu no profissional, o então jovem Edson Arantes do Nascimento já demonstrava que tinha vocação para rei. Uma prova disso é que ainda com 17 anos foi convocado para disputar a Copa do Mundo de 1958, pela seleção brasileira. No Mundial, Pelé foi um dos destaques do Brasil, encantando não só os torcedores brasileiros, como o mundo todo, marcando seis gols — alguns lindos — em apenas quatro jogos.


Neymar

O craque brasileiro hoje é um jogador consagrado e reconhecido no mundo todo como um dos maiores da história. Mas Neymar carrega essa alcunha desde que estreou no profissional, ainda com 16 anos.

O jovem franzino que usava uma camisa com o dobro do seu tamanho fez sua estreia contra o Oeste, pelo Paulistão de 2009 e marcou seu primeiro gol nas partidas seguintes. Mesmo jovem, o nome de Neymar chegou a ser cotado para a disputa da Copa do Mundo de 2010. No ano seguinte, conquistou a Libertadores pelo Santos, pouco depois de completar 18 anos.


Rayssa Leal

A "Fadinha", como ficou conhecida, explodiu na internet após aparecer em um vídeo fantasiada de fada e andando de skate. Aos 11 anos, Rayssa se tornou a mais jovem skatista a vencer uma final da SLS (Skate Street League), que foi disputada em Los Angeles.

Na Olímpiada de Tóquio em 2021, a menina de 13 anos conquistou a medalha de prata na modalidade Street, se tornando a mais jovem brasileira a ganhar uma medalha olímpica. Além disso, a Fadinha foi campeã mundial de Skate Street em 2022.

Momiji Nishiya

Tão impressionante quanto a Fadinha, a japonesa desbancou a brasileira Rayssa Leal, na Olímpiada de Tóquio, quando tinha apenas 13 anos. O ouro conquistado nos Jogos em casa também entrou para a história do esporte. Nishiya se tornou a japonesa mais jovem a subir no primeiro lugar do pódio.

Nadia Comaneci

A ginasta romena parou o mundo na década de 70, na Olímpiada de Montreal, em 1976. Aos 14 anos, Nadia Comaneci alcançou o que até então era impossível, o chamado "dez perfeito" nas classificatórias das barras assimétricas por equipes.

O feito era tão impensável que o placar não registrava a nota. A romena ainda conquistou mais seis vezes a nota máxima e variando os aparelhos, por exemplo: na trave de equilíbrio e nas barras paralelas. Nessa Olímpiada, Nadia levou para casa cinco medalhas, sendo três de ouro.

Michael Phelps

O atleta com mais medalhas olímpicas na história dos Jogos iniciou cedo sua vida na competição. O nadador foi o quinto colocado no estilo de 200m borboleta, com apenas 15 anos. Meses depois, Phelps quebrou o recorde na mesma prova, tornando-se o mais jovem nadador a quebrar um recorde mundial na história.

Michael Phelps é visto como o melhor nadador de todos os tempos, além de brigar pelo posto de maior atleta no geral, contando todas as modalidades.

Simone Biles

Em 2013, a ginasta americana assombrou o mundo ao conquistar duas medalhas de ouro no Mundial de 2013, com apenas 16 anos. Nessa competição, aliás, Biles homologou seu primeiro movimento, na disputa do solo. Simone Biles ganhou ainda mais quatro medalhas de ouro no Campeonato Mundial do ano seguinte, além de repetir a dose em 2015, ano em que completou 18 anos.

Endrick

A sensação do Palmeiras em 2023, Endrick chama a atenção do mundo do futebol desde os 15 anos, quando foi escolhido como craque da Copinha — vale destacar que a competição é disputada por jogadores de 20 anos, em média. Endrick se destacou em uma série de títulos importantes para o Palmeiras nas categorias de base, sempre jogando com atletas mais velhos que ele.

O ótimo desempenho do jovem fez saltar os olhos do gigante Real Madrid, que não pensou duas vezes em acertar a compra do jogador, de então 16 anos. A negociação gira em torno de 72 milhões de euros.

Dia do Cabelo Maluco? Veja os cortes mais inusitados dos jogadores de futebol

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.