Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Dez anos do gol 100: o histórico entre Rogério Ceni e Corinthians

Ídolo do São Paulo marcou o centésimo sobre o rival, colocando mais um capítulo na relação que contou com muitos fatos ao longo da carreira do ex-goleiro 

Lance|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Há dez anos, no dia 27 de março de 2011, Rogério Ceni fazia um gol de falta na vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o Corinthians, na Arena Barueri. O gol foi o número cem do ex-goleiro na carreira, marcado justamente contra o maior rival do Tricolor.

Dez anos do gol 100: saiba os clubes que mais sofreram gols de Rogério Ceni


Essa foi a cereja do bolo de uma história repleta de polêmicas, gols marcantes e provocações entre as partes. Com isso, o LANCE! mostra alguns capítulos dessa longa trajetória, que continua com Ceni como técnico.

CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO PAULISTA ATUALIZADA!


Rival algoz na carreira

Goleiro artilheiro, Rogério virou a 'vítima' favorita dos corintianos desde o início da rivalidade em 1990, época na qual Ceni chegou ao São Paulo e começou a ter espaço na equipe. O ex-jogador venceu 21 partidas e empatou outras 21, mas viu os corintianos vencerem 26 vezes no confronto direto.


Além disso, ao longo de mais de 20 anos de carreira, Rogério Ceni teve o Corinthians como principal algoz na sua história. O Alvinegro foi o clube que mais marcou gols no arqueiro são-paulino, com 95 ao todo.

Centésimo gol para a história


No entanto, o feito mais lembrado favorece a Rogério Ceni. Na Arena Barueri, pela 16ª rodada do Campeonato Paulista, o gol 100 de Rogério na vitória são-paulina por 2 a 1, ainda contribuiu para o clube encerrar o jejum de quatro anos sem vencer o Clássico Majestoso. Na ocasião, o São Paulo assumiu a vice-liderança do Paulistão ultrapassando justamente o Corinthians.

Ao todo, Ceni marcou 131 gols com o São Paulo, sendo três em cima do Corinthians.

'Gritam no Morumbi porque não têm estádio'

​Em 2005, São Paulo e Corinthians se enfrentaram no Estádio do Morumbi e o ex-goleiro ironizou o Corinthians após o empate por 1 a 1 ao afirmar que o time de Itaquera não tinha estádio. Vale lembrar que na época, o Timão disputava partidas com público superior a 50 mil no estádio do São Paulo, uma vez que a Arena não existia e a capacidade do Pacaembu era de 40 mil.

- Eles têm que gritar aqui [Morumbi] mesmo porque não têm estádio - disse Ceni em resposta aos gritos de “é campeão” dos corintianos no estádio do tricolor. Na ocasião, o empate deixou o Alvinegro com vantagem de sete pontos sobre o vice-líder da competição, o Internacional.

'Jamais torcer para o Corinthians!'

​São Paulo e Corinthians estavam no mesmo grupo durante a Libertadores de 2015. Na ocasião, o Tricolor dependia de um bom resultado do Alvinegro para ter chances de classificação na chave.

O goleiro, no entanto, ao ser questionado em entrevista, se torceria para o Corinthians vencer e facilitar a vida do São Paulo disse: - Não! Jamais torcer para o Corinthians!

'Ajoelha Ceni' e adiantada no pênalti

Em 2013, São Paulo e Corinthians protagonizaram duelos marcantes, principalmente no Campeonato Paulista. Na primeira fase, Ceni fez pênalti em Alexandre Pato, na época jogador do Alvinegro.

Imediatamente, o goleiro levantou-se para rebater a decisão do árbitro. Depois de muito conversar, Rogério Ceni ajoelhou em pleno Estádio do Morumbi à frente do juiz para pedir que voltasse atrás na decisão. A cena gerou diversos memes e o bordão 'Ajoelha Ceni'

Pouco tempo depois, os times se encontraram nas semifinais do estadual. A decisão foi para os pênaltis. Ceni, de cavadinha, converteu a primeira cobrança. Porém, no final, bastava o Corinthians acertar para chegar à decisão. Pato bateu, mas Ceni defendeu. No entanto, ele se adiantou mais de dois metros e o pênalti foi batido novamente.

Pato foi para a cobrança e acertou, ainda provocando o goleiro com um sinal para 'abaixar a bola', classificando o Alvinegro para a decisão. O lance é até hoje sempre lembrado pela torcida.

Comandar o Corinthians na beira do campo?

Após a aposentadoria, Ceni virou treinador, com passagens pelo São Paulo, Fortaleza e Flamengo, onde está atualmente. No entanto, em setembro do ano passado, Andrés Sanchez, então presidente do Corinthians, afirmou que pensava na contratação.

- Sem problema nenhum (contrataria). Vai ser um dos melhores treinadores do Brasil. É uma grande pessoa, não é mais atleta. Ele sempre respeitou o Corinthians, nunca ofendeu ou tirou sarro, como alguns já fizeram. Não teria nenhum problema de contratá-lo, não - afirmou ao programa 'Aqui com Benja'.

No entanto, em entrevista à Jovem Pan, Ceni tratou de afastar a possibilidade, relembrando de seu passado no Tricolor.

- Eu acho que foi o Galiotte que falou uma vez… Que não é conveniente! Eu tenho o maior respeito pelo Corinthians e pelo Palmeiras, mas você já imaginou aquele torcedor do São Paulo que fez uma tatuagem no braço? Assim, por mais que você goste do futebol, e isso é da profissão, eu acho muito difícil que, primeiro, exista um interesse. Eu acho que não existirá um interesse de Palmeiras e Corinthians para me contratar. E, segundo, seria muito improvável por essa história que se criou (no São Paulo). Acho até que perderia um pouco de todo o contexto da história que se criou, do respeito, mas também da rivalidade que existe - afirmou.

Resta saber quais serão os próximos capítulos dessa história repleta de rivalidade entre Rogério Ceni e Corinthians.

São Paulo 2 x 1 Corinthians, 27/3/2011, Arena Barueri: Ceni festeja gol histórico, o número 100 da carreira (Tom Dib)
São Paulo 2 x 1 Corinthians, 27/3/2011, Arena Barueri: Ceni festeja gol histórico, o número 100 da carreira (Tom Dib) Lance

Ceni comemora o gol 100 (Foto: Tom Dib)

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.