Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crianças da Maré participam de clínicas com grandes nomes do Beach Tennis na Praia de Ipanema neste sábado

Primeiro dia do Follow the Wine terá inauguração de placa em homenagem a primeira quadra de Beach Tennis no país

Lance|

Lance
Lance Lance

O inédito torneio Follow the Wine começa neste sábado e vai até o domingo e além de muita disputa e diversão, a competição é inclusiva e terá clínicas para crianças da Vila Olímpica Seu Amaro, na comunidade da Maré do projeto social da Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro.

Cerca de trinta meninos e meninas vão receber iniciação no esporte com Alessandro Calbucci, italiano radicado no Rio de Janeiro e multicampeão mundial do Beach Tennis e o treinador Gianluca Padovan, um dos primeiros que trouxeram o esporte ao Brasil, em outubro de 2008.

O sábado terá também, a partir das 15h, a inauguração de uma placa em homenagem à primeira quadra de Beach Tennis montada no país, justo no local do evento, há 14 anos, que será precedido de um coquetel no Sel D´Ipanema Beach Club para jornalistas e convidados.

"Em Ipanema foi onde tudo começou para o Beach Tennis no Brasil e hoje vemos o esporte explodir por aqui. Nada mais justo que essa homenagem da inauguração dessa placa e em especial ao Gianluca Padovan que foi o pioneiro e ajudou a trazer e desenvolver o esporte aqui", disse Calbucci: "Nosso objetivo é desenvolver o Beach Tennis e plantar a sementinha do esporte em todos os lugares. O esporte ensina valores como lealdade, disciplina, companheirismo, honestidade, entre outros, e esse é o fator principal que queremos deixar nessas crianças do projeto da Vila Olímpica da Maré".

Publicidade

"Essa quadra começou oficialmente em 23, 24 de outubro de 2008. Um grupo bem enxuto de pessoas que se conhecia pelo tênis e criei uma comunidade de orkut com pessoas que poderiam se interessar. Conheci pessoas que compraram uma raquete através de um professor que viajava para fora a trabalho, e a partir dali começou a história do antigo Ipanema 500, a primeira quadra do Brasil. Foi a primeira rede a ser montada durante a semana. Me dei ao trabalho de montar a rede acreditando que o esporte chegaria para ficar e estamos vendo um crescimento exponencial, o que me deixa muito feliz", lembra Gian Luca Padovan.

Padovan já recebe em seu point há quatro anos meninos do Vidigal para iniciação ao Beach Tennis e destaca a importância de mostrar o esporte a mais meninos e meninas como o projeto da Maré: "A possibilidade de fazer esse tipo de trabalho com a Vila Olímpica da Maré é importantíssimo pela possibilidade meninas e meninos que moram longe da praia poderem praticar um esporte que não só é jogado na praia, mas pode ser jogado longe também. O projeto de aproximar a garotada, a base do esporte a um evento desse nível traz um legado e um recado do crescimento do esporte e nesse sentido estou extremamente feliz. No Brasil e no Rio de Janeiro temos um potencial humano muito grande nas comunidades com seres-humanos incríveis. Já faço há alguns anos com crianças no Vidigal e tenho conhecimento do projeto do CTN em Nilópolis do Fabinho onde dos dois lugares tem cada garoto fantástico e saíram vários jogadores, professores ou bons cidadãos. É de suma importância".

Publicidade

"Sem dúvida alguma apoiar os eventos do Follow de Beach é muito importante para a Prefeitura do Rio. Não será diferente com o Follow the Wine, que será realizado na Praia de Ipanema, nos dias 27 e 28 de agosto. O beach tennis é um esporte que vem crescendo e cada vez mais atrai novos praticantes, nada melhor do que a cidade do Rio, berço do esporte, para a realização desse evento. Estar ao lado de uma marca consagrada internacionalmente como o Follow de Beach nos dá orgulho e tenho certeza que vai entrar na lista de eventos oficiais da cidade, já são quatro anos marcando presença por aqui. É o maior evento de beach tennis do mundo, foram 2500 atletas de 17 países participando e isso mexe com o turismo, esporte e economia do local. Vai ser um sucesso e esperamos todos lá", disse Francisco Bandeira, Secretário de Esportes do Rio de Janeiro.

A competição começa neste sábado a partir das 9h com as disputas das categorias Masters 40 e 50+ e Masculino B, C e D. No domingo serão disputadas as categorias B, C e D nas Duplas Mistas.

Publicidade

Os atletas terão ao todo oito horas de degustação de vinhos e espumantes (das 11h até 13h e das 16h até 18h) feitas pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-Rio). No sábado serão ofertados espumantes aos atletas inscritos e no domingo vinhos rosè e branco.

O kit de cada atleta será uma camiseta, um copo reutilizado de vinho que será utilizado para o evento além de uma ecobag, camisa e boné.

O Follow the Wine também contará com a parceria da água Minalba oferecida aos atletas para hidratação ao longo dos jogos e também para acompanhar a degustação. O hotel Fairmont também é um parceiro do evento com a pré-estreia do quiosque do hotel que ficará na Praia de Ipanema.

Preparativos para evento de Beach Tennis em Ipanema
Preparativos para evento de Beach Tennis em Ipanema Preparativos para evento de Beach Tennis em Ipanema

Divulgação

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.