Lance CPB divulga a lista de homenageados ao Prêmio Paralímpicos

CPB divulga a lista de homenageados ao Prêmio Paralímpicos

Neste ano, os atletas paralímpicos brasileiros conquistaram 123 medalhas em mundiais de 11 modalidades

Lance

O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou nesta terça-feira (12) a lista dos paratletas indicados aos melhores do paradesporto nacional de 2023. A premiação será realizada entre os dias 13 e 14 de dezembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo.

Neste ano, os atletas paralímpicos brasileiros conquistaram 123 medalhas em mundiais de 11 modalidades (atletismo, natação, futebol de cegos, canoagem, ciclismo, esqui cross-country, halterofilismo, tiro com arco, tiro esportivo, taekwondo e triatlo).

➡️Brasil tem a melhor campanha da história no Parapan 2023 e quebra recorde de medalhas

Além disso, fizeram a melhor campanha da história em uma edição dos Jogos Parapan-Americanos, com 343 medalhas (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes). A façanha foi alcançada em Santiago, Chile, no mês passado.

No primeiro dia de premiação (13), a partir das 19h, serão anunciados os atletas vencedores em 24 modalidades com transmissão pelo canal do YouTube do CPB. Os ganhadores foram eleitos por uma comissão interna da entidade, a partir de uma lista enviada pelas confederações.

Os troféus entregues serão para as modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de cegos, futebol de PC, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Já no dia seguinte (14), a partir das 20h, serão anunciadas outras 10 premiações em evento que terá a transmissão do SporTV2.

➡️‘Rei Pelé’: Troféu principal do Prêmio Brasil Olímpico homenageará ídolo do futebol

➡️Prêmio Brasil Olímpico: vote nos atletas que mais se destacaram em 2023

O Prêmio Paralímpicos é realizado desde 2011, com exceção a 2020 devido à pandemia de Covid-19. Em 11 edições, nenhum atleta conquistou mais troféus do que o ex-nadador paulista Daniel Dias e o esgrimista gaúcho Jovane Guissone. Cada um deles foi premiado 11 vezes. A recordista no gênero feminino é a judoca Alana Maldonado, dona de seis troféus nas categorias que contam com votos de uma comissão interna do CPB. A paulista ainda foi escolhida como a Atleta da Galera em 2019.

E está aberta a votação para Atleta da Torcida do Prêmio Paralímpicos 2023. A votação é através do site. Conheça os indicados abaixo.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

INDICADOS AO PRÊMIO ATLETA DA TORCIDA

 Alessandro Silva (atletismo)
屢 Brenda Freitas (judô)
 Mariana D’Andrea (halterofilismo)
 Ricardo Mendonça (atletismo)
 Samuel Oliveira (natação).

Últimas