Copacabana recebe o Circuito Rei e Rainha do Mar
Maior competição em mar aberto do país reúne importantes nomes da maratona aquática nacional e internacional
Lance|Do R7
A praia mais famosa do mundo vai receber neste fim de semana o Circuito Rei e Rainha do Mar, tradicional evento realizado para celebrar o início do verão. Com provas para adultos, crianças, amadores, pessoas com deficiência e atletas profissionais, o evento espera reunir cerca de quatro mil atletas.
O evento, que começa sábado (22/12), no Posto 5, contará com provas de Beach Run, Sprint, Classic, Challenge, Super Challenge, Beach Biathlon, Corrida Kids e Natação Kids. Já no domingo, a partir das 10h30, após as competições amadoras do Stand Up Paddle, os grandes nomes do Desafio Elite do Rei e Rainha do Mar iniciam a busca pela "coroa" de 2018. Neste ano, o desafio volta a ser disputado em dupla, com os participantes precisando percorrer, ao todo, oito voltas de 350 metros mar a dentro.
Serão seis duplas disputando o título, com o Brasil contando com três times:
Amarelo: Ana Marcela, eleita a melhor atleta de maratona aquática do mundo e melhor atleta brasileira do ano pelo COB; e Victor Hugo Colonese, campeão brasileiro na última etapa Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas;
Verde: Vivi Jungblut, campeã Brasileira em 2016, medalha de prata nos 10 km na etapa de Setubal e bronze na etapa de Chun'An e Lac St-Jean da Copa do Mundo de 2017; e Guilherme Costa, campeão brasileiro dos 1500m livre em piscina no Rio de Janeiro, no Troféu Maria Lenk;
Azul: Betina Lorscheitter, atual recordista do desafio do Leme ao Pontal (35km); e Leonardo de Deus, semifinalista olímpico nos 200m costas em Londres-2012 e Rio-2016 e nos 200m borboleta no Rio-2016.
As outras três duplas formam o time internacional, dividido nos seguintes países:
Itália: Rachele Bruni, medalha de prata nos Jogos Rio 2016 e vencedora da Copa do Mundo de Águas Abertas em 2015, e Dario Verano, campeão do Rei e Rainha do Mar em 2016, formam o time italiano.
Estados Unidos: Megan Melgaard, medalha de prata no revezamento 4x200m livre nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999 e recordista americana de natação master, e Zane Grothe, medalha de bronze no revezamento 4x200m livre no Mundial de Budapeste-2017 e três conquistas no Campeonato Pan-Pacífico de Tóquio-2018.
Holanda: Esmee Vermeulen, três vezes medalha de ouro no Campeonato Mundial de Curtas Distâncias e detentora de uma prata e um bronze no Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos, e Pepijn Smits, atual campeão da prova por equipes do Campeonato de Glasgow 2018.
Esta será a última etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar de 2018. Os interessados em participar do evento podem se inscrever no site www.reierainhadomar.com.br.