Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Contra o Santos, Palmeiras registra um de seus piores números de finalizações no ano e passa em branco pela quarta vez

Verdão acertou apenas três vezes o gol do Santos no clássico do último sábado e saiu de campo com o zero no placar

Lance

Lance|Do R7

Lance
Lance Palmeiras tem um volume de finalizações muito baixo no clássico do último sábado (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras teve uma atuação ruim no empate em 0 a 0 com o Santos, no último sábado, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Pela grande fase que vive o time, já é difícil presenciar um desempenho abaixo do habitual, mas incomum mesmo é a falta de gols. Foi apenas a quarta vez em 30 jogos no ano que o Verdão saiu de campo em branco. No entanto, quando olhamos as estatísticas da partida, fica possível encontrar uma explicação: foi o segundo pior confronto do Alviverde em termos de finalização na temporada.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Em 2023, além desse 0 a 0 com o Santos, o Palmeiras teve três oportunidades em que não conseguiu tirar o zero do placar. Todas elas aconteceram na primeira fase do Campeonato Paulista: 0 a 0 com o São Bento (1ª rodada), 0 a 0 com o São Paulo (3ª rodada) e 0 a 0 com o Guarani (12ª rodada). Esse último 0 a 0, contra o Bugre, ocorreu no início de março, ou seja, há quase três. Eram 16 partidas consecutivas marcando gols. Somente com esses números já dá para ter noção de que o ataque palmeirense funciona bem.

Por conta de ser um fato incomum para o Verdão nesta temporada, o LANCE! comparou as estatísticas do time no clássico do último sábado com as outras 29 partidas deste ano de acordo com os dados do Footstats. No levantamento, foi possível perceber que o desempenho ofensivo diante do Santos foi um dos piores do Alviverde em 2023. Foram apenas nove finalizações palmeirenses, sendo três no alvo e seis erradas.

Publicidade

Antes disso, o time de Abel Ferreira havia ficado abaixo de dez finalizações apenas uma vez nesta temporada. Foi diante do Bragantino, na fase de grupos do Paulistão, quando o Palmeiras venceu por 2 a 0, no Allianz Parque e chutou apenas oito vezes (cinco certas e três erradas). Naquele dia, que também não foi um grande jogo da equipe, a falta de volume de finalizações foi compensada pela eficiência. Algo que não aconteceu contra o Santos.

Quando pegamos apenas as finalizações certas (3), o clássico do último sábado também foi o segundo pior jogo do Palmeiras no ano. O desempenho é igual ao 0 a 0 com o Guarani, pelo Paulistão, e pior somente do que a vitória por 1 a 0, sobre o Água Santa, fora de casa, pela primeira fase do estadual. Naquele dia, em um jogo complicado, o Verdão acertou o gol apenas duas vezes, em uma delas marcou o gol. Novamente a eficiência acabou compensando a falta de volume.

Publicidade

+ Único invicto no Brasileirão, Palmeiras amplia outras invencibilidades que estavam em jogo

No jogo contra o Grêmio, que é considerado a melhor atuação do Palmeiras em 2023, o time finalizou 25 vezes (11 certas e 14 erradas). Tal volume ofensivo proporcionou quatro bolas na rede, mas que poderiam ter sido mais tamanha a quantidade de chances criadas. Essa, porém, não foi a partida com o maior número de chutes no ano. O topo da lista está, por enquanto, com a vitória por 2 a 0 sobre a Inter de Limeira, na primeira fase do Paulistão. Foram 28 finalizações, sendo 16 no alvo e 12 erradas. Detalhe é que nesse duelo o Alviverde perdeu dois pênaltis.

Publicidade

Na saída de campo, o próprio zagueiro Luan já havia comentado que não foi um dia inspirado do ataque palmeirense. Agora, com pouco tempo até o próximo compromisso, que será nesta quarta-feira, às 19h, diante do Cerro Porteño-PAR, fora de casa, pela Libertadores, o técnico Abel Ferreira vai precisar ajustar alguns pontos para evitar que esse desempenho "fora da curva" não se repita tão cedo.

Jogos com menos finalizações do Palmeiras em 2023

1) Palmeiras 2 x 0 Bragantino - Paulistão - 8 finalizações

2) Santos 0 x 0 Palmeiras - Brasileiro - 9 finalizações

3) Água Santa 0 x 1 Palmeiras - Paulistão (primeira fase) - 10 finalizações

4) Bolívar-BOL 3 x 1 Palmeiras - Libertadores - 10 finalizações

5) Palmeiras 1 x 0 São Bernardo - Paulistão - 10 finalizações

Jogos com menos finalizações certas do Palmeiras em 2023

1) Água Santa 0 x 1 Palmeiras - Paulistão - 2 finalizações certas

2) Santos 0 x 0 Palmeiras - Brasileiro - 3 finalizações certas

3) Guarani 0 x 0 Palmeiras - Paulistão - 3 finalizações certas

4) Palmeiras 0 x 0 São Paulo - Paulistão - 4 finalizações certas

5) Palmeiras 2 x 0 Bragantino - Paulistão - 5 finalizações certas

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.