Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça 'Samurais do Morro', projeto de judô que reuni jovens de várias comunidades do Rio de Janeiro

Modalidade com mais medalhas em Olimpíadas comemora feitos além do tatame

Lance|

Lance
Lance Lance

Um dos esportes mais praticados no mundo e considerada a modalidade mais adequada para as crianças em desenvolvimento, o Judô comemora seu aniversário no dia 28 de outubro, data de nascimento do fundador e mestre do "Caminho Suave", Jigoro Kano. Como é de praxe a cada ano ter um tema, em 2022, a inclusão é a palavra-chave para o final de 2022 e todo o ano de 2023. No Rio de Janeiro, o projeto "Samurais do Morro" segue o conceito da palavra à risca.

+ Confira os valores das premiações da Copa do Brasil 2022

Baseado nos pilares da arte marcial oriental, o projeto Samurais do Morro, que celebrou dois anos no final de setembro, é uma prova que o esporte engajou jovens de algumas comunidades adjacentes de Benfica, onde o projeto encontra-se desde fevereiro deste ano.

Até então, as aulas eram ministradas no condomínio Prefeito Mendes de Morais, conhecido como o Minhocão de São Cristóvão, acesso ao morro do Tuiuti.

Publicidade

Reunindo crianças e adolescentes de diversas comunidades, como Manguinhos, Mangueira, Triagem, Barreira do Vasco, além do Tuiuti, o projeto Samurais do Morro não consiste apenas em aulas no dojo.

O projeto socio-esportivo-educacional possui convênios com institutos de Assistência Social para cuidados de Saúde e Bem-Estar, além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro para a Educação.

Publicidade

Um dos idealizadores do projeto, o sensei Cláudio Carelli, 43 anos, reuniu seus diversos quimonos, faixas e tatames, e contou com a colaboração e doação de amigos para tornar este sonho de dez anos realidade. O projeto começou em setembro de 2020, durante a pandemia da Covid-19.

Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 60 jovens que

Publicidade

treinam duas vezes por semana e disputam competições das mais diversas, amadoras ou chanceladas pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e Confederação Brasileira de Judô.

- Nosso projeto está aberto para crescer cada vez mais. Descemos do Tuiuti para Benfica porque o bairro é carente de oportunidades para crianças. O espaço no Instituto Cultural Neide do Samba está sendo muito proveitoso. Em 2023, o projeto vai decolar. Queremos chegar em 2024, ano dos Jogos de Paris, trazendo mais luz para a garotada da região - disse o sensei.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.