Lance Com novos protagonistas na base, Palmeiras busca manter hegemonia na Copinha

Com novos protagonistas na base, Palmeiras busca manter hegemonia na Copinha

Verdão venceu quase todos os campeonatos juniores de 2022 e defende título da Copa São Paulo

Lance
Lance

Lance

Lance

Em janeiro de 2022, o Palmeiras colocou uma taça inédita na sua galeria de troféus: a da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além de conquistar o mais famoso campeonato de jovens, o Verdão "varreu" os outros torneios e construiu uma hegemonia na base.

> O fim de semana do Vai e Vem do Mercado!

O Verdão venceu todas as competições organizadas pela CBF nas categorias Sub-17 e Sub-20. No Sub-17, ainda teve a conquista da taça do Paulistão. Na categoria Sub-15, o Alviverde também levou o estadual, enquanto o Sub-13 avançou à final do torneio.


- Foi um ano de quebrar recordes devido aos títulos que o Palmeiras não tinha (Copinha e Brasileirão Sub-17). Não é uma geração que veio... É um trabalho, um legado - disse João Paulo Sampaio, coordenador de base do Palmeiras desde 2015, ao "GE".

Nestas conquistas, o Verdão contou com alguns protagonistas e destaques individuais. Vanderlan, Endrick e Giovani jogaram a Copinha e passaram a integrar, de vez, o time profissional em 2022. O lateral Vanderlan se tornou a primeira opção para quando Piquerez estivesse ausente e Endrick, a joia de 16 anos, virou titular, enquanto o ponta Giovani acabou sofrendo com lesões e perdeu boa parte da temporada.

+ Endrick: de multicampeão na base do Palmeiras até ser decisivo no título do Brasileirão

Outras quatro joias serão promovidas ao time principal em 2023. O zagueiro Naves, o lateral-direito Garcia, o volante Fabinho e o meia Jonathan (ou Jhon Jhon), todos com 20 anos, estão perto de estourar a idade limite para atuar nas categorias de base.

Com a mudança de gerações, a base do Verdão precisa de outros protagonistas para manter a hegemonia, e dois já são fortes candidatos: Luis Guilherme e Estêvão. Segundo o Palmeiras, as pessoas vão ouvir falar de Luis Guilherme cada vez mais. O jovem foi o líder técnico do Sub-17 e participou das conquistas do Sub-20, além de fazer parte do grupo campeão da Copinha.

+ Palmeiras vê Luis Guilherme e clube valorizados após destaque na imprensa espanhola

Nesta temporada, pelo Sub-17, o garoto de 16 anos entrou em campo 22 vezes e balançou as redes em 20 oportunidades. Ele, inclusive, marcou o gol do título do Brasileirão da categoria.

Luis Guilherme

Luis Guilherme

Lance

Luis Guilherme foi muito bem em 2022 (Foto: Fabio Menotti)

Outro jovem que é candidato a liderar a base alviverde é Estêvão. Aos 15 anos, ele foi o artilheiro do Sub-17, com 23 gols marcados em 34 partidas. O garoto atua junto com Luis Guilherme no Sub-17, venceu torneios no Sub-15 e acumula convocações para as Seleções Brasileiras de base.

- Ultimamente fala-se muito do Endrick, já se falou do Veron e do Danilo. Fiquem atentos aos nomes do Estêvão e do (Luis) Guilherme, vão ouvir falar muito deles também – disse o técnico Abel Ferreira, em novembro.

Estêvão - Palmeiras Sub-17

Estêvão - Palmeiras Sub-17

Lance

Estêvão é grande aposta do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Além dos dois, outros também se destacaram no Verdão e devem ganhar espaço na Copinha. Vitor André, Pedro Lima, Vareta e Gilberto, por exemplo, são observados com carinho pelo Palmeiras e fazem parte da nova "leva" da base.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa no dia 2 de janeiro e vai até o dia 25 do mesmo mês. O Verdão não divulgou para o público a sua lista de inscritos na competição.

Últimas