Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com jogos no início de 2023, direção da Seleção Brasileira quebra a cabeça para definir novo planejamento

Tite deixará o comando técnico após seis anos à frente da equipe canarinho, e presidente Ednaldo Rodrigues tem a missão de encontrar...

Lance|

Lance
Lance Lance

Uma nova era se inicia na Seleção Brasileira após a eliminação na Copa do Mundo de 2022. A frustração de não conseguir o tão sonhado hexacampeonato mundial vai culminar numa reformulação, que já estava prevista, mas que agora será adiantada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Com o final do contrato do técnico Tite, que afirmou que não seguirá no comando, a direção da confederação terá a missão de encontrar um substituto. A tarefa, entretanto, não é das mais fáceis. Sem um nome de consenso, Ednaldo e seus pares terão que quebrar a cabeça para contratar um novo treinador.

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Copa do Mundo de 2022

O presidente da CBF já declarou em diversas oportunidades que o novo treinador não necessariamente será brasileiro e abriu as portas para um profissional estrangeiro, tem que gera muita discussão. Após a volta do Qatar, as conversas sobre o planejamento devem ser iniciadas nas próximas semanas.

Publicidade

Além da saída de Tite, que levará consigo toda sua comissão técnica, o coordenador da Seleção, Juninho Paulista, também é outro que pode deixar a CBF. Campeão mundial em 2002, o dirigente está no cargo desde 2019, quando Edu Gaspar foi para o Arsenal. Antes, o ex-jogador era diretor de desenvolvimento do futebol. Segundo o "ge", o nome de Andrés Sanchez é cotado nos bastidores.

Ednaldo Rodrigues, Tite e Juninho Paulista - Seleção Brasileira
Ednaldo Rodrigues, Tite e Juninho Paulista - Seleção Brasileira Ednaldo Rodrigues, Tite e Juninho Paulista - Seleção Brasileira

Ednaldo Rodrigues trocará toda a comissão técnica da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Publicidade

ESCOLHA TERÁ QUE SER RÁPIDA

A CBF não terá muito tempo para escolher seu novo treinador. A primeira Data Fifa de 2023 está marcada já para março e é improvável que a Seleção Brasileira entre em campo com técnico interino. A janela internacional será no fim do mês, entre os dias 20 e 28. O Brasil, entretanto, ainda não tem adversário definido.

Publicidade

Além da Data Fifa de março, a entidade máxima do futebol definiu outras quatro janelas para jogos no próximo ano: junho, setembro, outubro e novembro.

+ Quem pode trazer o hexa para Seleção em 2026? Listamos 20 promessas que poderão estar na próxima Copa

ELIMINATÓRIAS JÁ EM 2023

A Copa do Mundo de 2022 mal acabou para o Brasil, mas o Mundial de 2026 já começa em 2023. As Eliminatórias Sul-Americanas estão marcadas para o próximo ano, mas a Fifa também não determinou o início. A priori, a competição teria as duas primeiras rodadas já em março, mas até o momento nada foi definido.

Em agosto, a Conmebol e as dez federações sul-americanas decidiram manter o formato das Eliminatórias com 18 jogos, em ida e volta. O tema já gerou debate e irritação nos jogadores, mas seguirá para a classificação da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos três países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.

Croácia x Brasil - Pênaltis
Croácia x Brasil - Pênaltis Croácia x Brasil - Pênaltis

Seleção Brasileira perdeu para a Croácia nos pênaltis (Foto: Ronald Wittek / EFE / EPA)

Um novo período se aproxima na Seleção Brasileira. Em busca do tão aguardado hexacampeonato mundial, a Copa do Mundo de 2026 já começou nos bastidores, e uma nova direção terá a incumbência de acabar com um jejum de 24 anos sem o título, maior espaço de tempo junto com o hiato entre 1970 e 1994.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.