Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com grandes promessas olímpicas, JUBs 2019 chega ao fim na Bahia

Competição reuniu aproximadamente 2.500 atletas e técnicos de 27 delegações em Salvador. No total, 69 atletas e equipes receberam as medalhas da competição 

Lance|

Lance
Lance Lance

Após uma semana de competições em Salvador, a fase final dos Jogos Universitários Brasileiros chegou ao fim neste domingo (27). Aproximadamente 2.500 atletas e técnicos de 27 delegações marcaram presença na 67ª edição do evento, que é o maior de esporte universitário da América Latina.

No domingo aconteceram as finais das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei. É possível conferir todos os resultados no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

No total, 69 atletas e equipes receberam as medalhas de ouro, prata e bronze, tornando-se os campeões universitários brasileiros da modalidade. O JUBs voltou para a Bahia após 51 anos e, de acordo com o presidente da CBDU, Luciano Cabral, o estado não deixou a desejar.

- Chegamos ao final do JUBs e constatamos que todos saíram daqui bastante satisfeitos, técnicos, atletas, dirigentes... O JUBs Bahia teve uma dinâmica diferente. A cidade é grande, com um trânsito intenso, mas também tem muitos atrativos - disse o dirigente.

Publicidade

- O Boulevard montado para os atletas na beira da praia foi um dos destaques porque os atletas puderam também desfrutar da cidade e não apenas da competição. Criou um clima muito bom, um clima que tem a cara da Bahia, não podíamos esperar diferente desse espírito de alegria, de muita festa, muita amizade. Então a CBDU sai satisfeita, foi um grande desafio, 51 anos sem JUBs na Bahia e podemos dizer que cumprimos o papel de trazer de volta o esporte universitário para cá - completou.

Promessas olímpicas marcaram presença nos Jogos

Publicidade

Entre as promessas olímpicas está o nadador Victor Alcará da UNIP-SP. O jovem recebeu 9 medalhas – 6 de ouro e 3 de prata. O atleta mostrou versatilidade ao ganhar ouro nos 100m livre, 100m costas, 4x100m livre, 4x100m medley, 4x200m livre, 50m livre e 200m livre. A nona medalha foi de melhor índice técnico pelo tempo de 00:49.96 nos 100m livre.

Esse foi o segundo JUBs de Victor e, de acordo com ele, sair com nove medalhas é uma recompensa e tanto.

Publicidade

- Pra gente, que leva essa rotina de correria, sem tempo, é muito importante ter esse retorno do nosso trabalho, do nosso esforço. É como se fosse nosso emprego e essa recompensa fosse nosso salário, é o que vale o esforço do ano inteiro - conta.

O atleta, que profissionalmente nada pelo Corinthians, está no último ano da categoria júnior. Ano que vem, competirá no absoluto. No Troféu José Finkel, em setembro, o sanjoanense ficou com o 5º melhor tempo nos 50m livre. Aos 19 anos, Victor sonha com uma vaga olímpica.

- No começo do ano vai ter a seletiva olímpica e eu estou em busca disso. Vou começar o programa olímpico depois do Brasileiro, daqui duas semanas, não vai ter férias, não vai ter Natal, vou estar totalmente focado.

No judô, Diego Santos, da Unigat-BA, também está atrás da uma vaga para Tóquio 2020. Na seleção brasileira desde 2011, o judoca é hexacampeão brasileiro de judô e atualmente está liderando o ranking nacional na sua categoria.

No JUBs, o baiano, que foi o escolhido para acender a tocha – um dos momentos mais importantes da cerimônia de abertura –, conquistou ouro na categoria meio leve – primeira medalha para a Bahia na competição.

Após 11 eventos, a CBDU encerra o calendário nacional de 2019 e a campanha Você Herói, que exalta o esforço dos estudantes atletas em conciliar aulas e treinos, provas e competições.

Além dos eventos feitos pela Confederação, a delegação brasileira esteve presente na Universíade de Inverno, na Rússia, e na Universíade de Verão, em Napoli, onde conquistou um dos seus melhores resultados com 17 medalhas, sendo 5 de ouro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.