Lance Com adaptação, programa Team Nogueira Kids mantém desenvolvimento de crianças mesmo na pandemia

Com adaptação, programa Team Nogueira Kids mantém desenvolvimento de crianças mesmo na pandemia

Programa utiliza a filosofia das artes marciais como ferramenta de desenvolvimento pedagógico dos alunos

Lance
Lance

Lance

Lance

Voltado para crianças a partir de quatro anos de idade, o programa Team Nogueira Kids utiliza a filosofia das artes marciais como ferramenta de desenvolvimento pedagógico dos alunos. Em período de quarentena forçada pela pandemia do covid-19, a socialização, que é um dos fundamentos mais importantes para o bom desempenho do programa, precisou ser adaptada, mas nada que abalasse o bom desempenho da proposta, como conta Aline Zermiani Nogueira, diretora-geral da rede de academias dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro.

"Sabemos da importância da socialização para uma criança, por isso treinamos o nosso time e reforçamos os pontos de atenção preparando os nossos professores para esse novo momento, no qual as crianças precisam ser compreendidas pelas consequência do isolamento e, ao mesmo tempo, estimuladas ao seu desenvolvimento", explica. "Dispusemos aulas online e vimos quão gratos os pais estavam por mantermos a criançada gastando energia, o desenvolvimento na técnica e principalmente o vínculo com o mestre, que faz todo o diferencial na dedicação do aluno às artes marciais."

As artes marciais vão muito além de técnicas de defesa pessoal: condicionamento físico, coordenação motora, reflexos, melhora do sistema imunológico e da autoestima são alguns dos inúmeros benefícios comprovadamente proporcionados pelas mais variadas modalidades de luta; além de, claro, incentivar o respeito ao próximo e à hierarquia. Mãe de dois, Aline destaca a importância de tal tipo de atividade para o desenvolvimento das crianças.

"A educação marcial possui um caráter particular de unir o desenvolvimento pessoal, físico e intelectual em simultâneo. O Programa TN Kids da Team Nogueira utiliza ferramentas como o Momento do Mestre e o Boletim Kids de acompanhamento que possibilitam mensurar os avanços da criança tanto na técnica, quanto nas virtudes pessoais e de psicomotricidade", exalta. "Como mãe, inseri o Roger e o Romero no programa a fim de proporcionar para eles um complemento da educação que eu, Rogério (Minotouro) e a escola damos."

Confira abaixo a entrevista completa com a diretora-geral da Team Nogueira Aline Zermiani Nogueira:

Como funciona o Team Nogueira Kids? Quais tipos de atividades são passadas aos alunos?

O Programa TN Kids trabalha de aula a aula os principais fatores que agregam na formação da criança, como disciplina, respeito, liderança, autoconfiança, que são os valores da Team Nogueira. Além disso, nas aulas são desenvolvidos aspectos técnicos, psíquicos e motores com intuito de alinhamento entre a vida escolar e a esportiva. As turmas são divididas por modalidade e por faixa etária: "LIL NOG" sendo de 4 a 9 anos; e "BIG NOG", de 10 a 12 anos, para melhor aplicabilidade de acordo com os níveis de aprendizado aferidos por especialistas.

Além de técnicas de artes marciais, o que mais é passado para os alunos?

São trabalhadas em conjunto atividades lúdicas de acordo com a faixa etária e acompanhamentos que têm potencial de fomentar o desenvolvimento no esporte, na escola e de um modo geral na formação da criança. Existem ferramentas na nossa metodologia exclusiva, como o Boletim Kids, que possibilitam a avaliação e mensuração, por parte de pais e mestres, da evolução da criança, quais seus pontos fortes e seus pontos a serem mais trabalhados para otimização de resultados nos diversos âmbitos da vida infantil.

Como mãe, o que você destaca como principais qualidades do programa para o dia a dia e desenvolvimento das crianças em um programa como o Team Nogueira Kids?

A educação marcial possui um caráter particular de unir o desenvolvimento pessoal, físico e intelectual de forma simultânea. O programa TN Kids da Team Nogueira utiliza ferramentas como o Momento do Mestre e o Boletim Kids de acompanhamento que possibilitam mensurar os avanços da criança tanto na técnica quanto nas virtudes pessoais e de psicomotricidade. Pais e mães buscam sempre a melhor maneira possível de proporcionar aos filhos condições para tornarem-se adultos bem-sucedidos tanto na esfera pessoal quanto na profissional. As artes marciais são na realidade uma trajetória que, quando trilhada desde as primeiras fases da vida, têm com certeza potencial de formar adultos e crianças mais confiantes, responsáveis e éticos. Eu, como mãe, inseri o Roger e o Romero no programa a fim de proporcionar para eles um complemento da educação que eu, o Rogério e a escola damos. De acordo com especialistas, os primeiros seis anos são fundamentais para a construção da personalidade da criança, por isso o quanto antes a criança faz parte do programa, maior a sua evolução, sem contar o foco nos valores da Team Nogueira como respeito, disciplina, liderança, honestidade e outros que são abordados durante o ano.

Em época de pandemia, qual a importância desse tipo de atividade para que as crianças tenham uma válvula de escape no meio desse turbilhão todo?

A pandemia para as famílias significou um momento único de convivência dentro de casa. A rotina das crianças foi absolutamente interrompida e para os pais ficou o desafio de mantê-los bem mesmo sem ter prazo para o fim da quarentena. Nós, enquanto academia, dispusemos de aulas online e vimos quão gratos os pais estavam com isso por, além de manter a criançada gastando energia, manter o desenvolvimento na técnica e principalmente o vínculo com o mestre, que faz todo o diferencial na dedicação do aluno às artes marciais. Mais do que uma válvula de escape, o feedback que tivemos das famílias foi de que a prática das artes marciais funcionou também para enxergar e aproveitar este período para viver momentos em família que a antiga rotina já não permitia, com mais qualidade. Em contrapartida, algumas famílias sofreram com o estresse e ansiedade provocado pelo isolamento. Sabemos da importância da socialização para uma criança, por isso, treinamos o nosso time e reforçamos os pontos de atenção preparando os nossos professores para esse novo momento onde as crianças precisam ser compreendidas pelas consequência do isolamento e ao mesmo tempo estimuladas ao seu desenvolvimento.

Últimas