COI escolhe Rebeca Andrade para carregar bandeira olímpica nos Jogos de Inverno
O desfile será na próxima sexta (6) às 16h (de Brasília)
Lance|Do R7

A ginasta Rebeca Andrade, a maior medalhista olímpica brasileira, foi escolhida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para integrar o seleto grupo que conduzirá a Bandeira Olímpica no Desfile de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A cerimônia ocorrerá na próxima sexta-feira (6), no Estádio San Siro, em Milão, na Itália.
O convite especial partiu do COI em parceria com a Fondazione Milano Cortina 2026, em reconhecimento à trajetória vitoriosa da atleta, que acumula seis medalhas olímpicas. Rebeca está entre as oito personalidades internacionais selecionadas para esta honrosa função.
O peso da escolha e a personagem ideal
De acordo com o COI, os porta-bandeiras escolhidos para Milão-Cortina 2026 são exemplos de valores como engajamento cívico, resiliência, inclusão e responsabilidade global. A entidade considera que as histórias de vida desses indivíduos têm o poder de inspirar pessoas em todo o mundo, ressaltando o papel da Bandeira Olímpica como símbolo do esporte na promoção do diálogo e do progresso.
Aos 26 anos, Rebeca participou de três edições dos Jogos Olímpicos: Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, conquistando medalhas de ouro no salto em Tóquio e no solo em Paris. Em 2025, foi reconhecida com o prêmio Laureus World Comeback of the Year.
Quando será o desfile?
O Desfile de Abertura será realizado em dois locais: no Estádio San Siro, em Milão, com a participação de Rebeca e outros sete porta-bandeiras, e também em Cortina, onde outros dois conduzirão a bandeira. A cerimônia terá início às 16h, horário de Brasília, em uma celebração que promete misturar esporte, música e performance, refletindo a história italiana e sua visão de futuro.
Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 ocorrerão entre 6 e 22 de fevereiro. O Brasil contará com sua maior delegação na história dos Jogos de Inverno, com 14 atletas e um reserva, um aumento de 40% em relação aos 10 competidores de Pequim 2022.















