Lance Chow e Marchezini levam o título do BT Finals

Chow e Marchezini levam o título do BT Finals

No masculino, Spoto e Gianotti foram campeões

Lance
Lance

Lance

Lance

Após quatro dias de muita disputa e grandes jogos, com as principais duplas do ranking mundial, o BT Finals conheceu seus grandes campeões. As brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow e a dupla europeia com Nicolas Gianotti (FRA) e Mattia Spoto (ITA) fizeram festa na noite desta sexta-feira (22) no La Plage Jurerê.

Afinal, conquistaram o maior troféu do inédito torneio, que fechou o calendário da temporada de 2023 do Beach Tennis do planeta. O torneio realizado em Florianópolis foi o último grande evento da modalidade no ano e também distribuiu a maior premiação de uma competição deste esporte, com R$ 260 mil aos melhores sobre as areias da quadra central montada em Jurerê Internacional. 

Com arquibancadas cheias, com todos os ingressos esgotados antecipadamente, o último dia de BT Finals teve duas decisões cheias de emoção. Na final feminina, com três brasileiras entre as quatro atletas em quadra, melhor para Vitória Marchezini e Sophia Chow. Elas venceram a dupla formada por Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA) pelo placar de 2 sets a 0. O último jogo do torneio foi entre André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA) diante de Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA). A dupla europeia conseguiu a vitória e o título por 2 sets a 0 com um duplo 6/2.


“Foi um torneio inédito por ser o primeiro do planeta a encerrar a temporada mundial de beach tennis, além de colocar em Florianópolis a primeira grande competição do alto nível da modalidade, em uma cidade reconhecida pela enorme quantidade de amantes deste esporte. Essa paixão foi traduzida em presença. Um grande público acompanhou todas as emoções em um evento que ofereceu entretenimento de alta qualidade”, afirma Filipe Schoerder, organizador do BT Finals. 


Os vencedores

A programação de jogos do último dia de BT Finals foi aberta com as disputas de terceiro lugar da competição. As italianas Nicole Nobile e Flaminia Daina superaram as compatriotas Sofia Cimatti e Giulia Gasparri e venceram, por 2 sets a 0, a primeira partida de sexta-feira (22). Em seguida, Nacho Guedes (VEN) e Hugo Russo (BRA) conquistaram a terceira colocação da chave masculina ao baterem Antomi Ramos (ESP) e Fabricio Neis (BRA), por 2 sets a 1. 


Depois, chegou a hora da decisão da chave feminina. O jogo começou muito disputado, ponto após ponto. Por mais que Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA) chegassem a estar a frente em alguns momentos, o primeiro set foi definido tie-break em favor das brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow. Embaladas, elas fizeram um bom segundo set, com parcial de 6/2, para vencer a atual dupla número 1 do mundo. Placar final de 2 sets a 0 para as campeãs do BT Finals marcando 7/6 6/2.


“Estou muito feliz com esse título, que fecha nossa temporada com chave de ouro. Foi um jogo difícil, com um tie-break complicado no primeiro set. No segundo set começamos atrás, mas mantivemos o nosso nível de jogo para vencer”, disse Vitória Marchezini, de 18 anos, instantes após o triunfo no torneio no La Plage Jurerê. 


Logo em seguida a quadra central foi tomada pela decisão da chave masculina e o último jogo de todo o torneio. A dupla líder do ranking mundial, Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA), começou em vantagem sobre André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA). Rapidamente, conseguiu vencer o primeiro set, com parcial de 6/2. A dupla europeia manteve o pé no acelerador e levou o segundo set com outro 6/2 para celebrar o título do BT Finals que coroa o trabalho ao longo deste ano. 


“Foi a nossa melhor temporada juntos. Pela primeira vez chegamos ao fim de ano no primeiro lugar. Foi uma temporada perfeita para nós. Aqui em Florianópolis, estivemos em um bom dia em quadra nesta final. Quando jogamos assim, é difícil perdermos. Agradecemos à organização e também à torcida, que mesmo como adversários de um atleta local, apoiou a gente e ajudaram a valorizar ainda mais o Beach Tennis”, falou Nicolas Gianotti (FRA) logo após a vitória que deu à dupla o título do torneio de forma invicta. 


O BT Finals foi realizado pela primeira vez na história e fechou a temporada de 2023 do Beach Tennis no planeta. O torneio tem o mesmo status do ATP Finals, do circuito mundial de tênis. Iniciado na última terça-feira (19) no La Plage Jurerê, a competição reuniu seis duplas, masculinas e femininas, formadas por atletas que da parte mais alta do ranking mundial da modalidade. Todos os jogos foram na quadra central do La Plage Jurerê, em Jurerê Internacional, Florianópolis.


O BT Finals foi apresentado pela Rock e contou com o patrocínio do Hospital Baía Sul, Unique, SYM, Boticário, Zuchetti, Kona, Casa Orientales, Sonitec, Jurerê In, Il Campanario e Olympikus. O evento teve o apoio da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), FCT (Federação Catarinense de Tênis), Ótica Diniz, Move On Fisioterapia, Barbearia Vip, Luciano Martins, Enzo Milano, Água Santa Rita, Cervejaria Pata Negra, Cinecafé e Brasil Berry. A realização foi do La Plage Jurerê.

Últimas