Lance Choque-Rei: Torcida do Palmeiras faz mosaico relembrando Arrancada Heroica

Choque-Rei: Torcida do Palmeiras faz mosaico relembrando Arrancada Heroica

Na arquibancada do Allianz Parque estará uma homenagem ao Campeonato Paulista de 1942, conquistado pelo Verdão em cima do São Paulo

Lance
Lance

Lance

Lance

A torcida palmeirense preparou, para o Choque-Rei, um mosaico relembrando a Arrancada Heroica, momento em que o Palestra Itália se tornou Palmeiras e conquistou o Campeonato Paulista em cima do São Paulo.

Ver essa foto no Instagram

Arrancada Heróica 1942. O mundo vivia sob os efeitos da 2° Guerra Mundial. O Brasil se alia aos Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido, França e outros na guerra contra os países do "eixo" (Alemanha, Italia e Japão). Dentro do país, o governo brasileiro fazia pressão para que os clubes de futebol mudassem os seus nomes de origem italiana. Nosso time foi vítima dessa perseguição. O nome Palestra Italia teria que ser alterado. Juntamente com a pressão para alteração do nome, em março de 1942 o governo homologa um decreto determinando que os bens pertencentes a italianos, alemães e japoneses poderiam ser confiscados. Com tudo isso, o Palestra Italia muda seu nome para Palestra de São Paulo. Se aproveitando da situação, dirigentes do São Paulo FC cogitam interesse em confiscar o nosso eterno Estádio Palestra Italia. A pressão era gigante em cima do nosso clube. Não aceitavam o novo nome. Ao mesmo tempo, em campo, o Palestra de São Paulo vinha fazendo bonito e liderando o Campeonato Paulista da época. Com tanta pressão, em 14 de setembro de 1942, a diretoria do Palestra se reuniu e, após muita discussão e muita resistência, decidiu por mais uma mudança de nome, adotando o nome Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem ao Clube Atlético das Palmeiras, clube já extinto na época, mas que sempre esteve ao lado do Palestra por diversas vezes. A essa altura restavam 2 jogos para o fim do campeonato paulista de 1942. O Palestra de São Paulo era o líder do torneio e uma vitória em um dos 2 jogos nos garantia o título. Quis o destino que o primeiro adversário, já com o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras, fosse o São Paulo FC, que queria tomar o nosso estádio. No dia 20 de setembro de 1942, no Estádio do Pacaembu, a Sociedade Esportiva Palmeiras entrava em campo pela primeira vez. Mostrando que sabiam ser brasileiros, os atletas do Verdão entraram em campo ostentando a bandeira nacional, para surpresa do público presente. À frente dos atletas estava Adalberto Mendes, um sergipano capitão do exército e que compunha a diretoria do nosso clube. [texto continua nos comentários]

Uma publicação compartilhada por Mancha Alvi Verde (Oficial) (@manchaverdetorcida) em


Uma viagem no tempo

Em 1942, o então Palestra Itália foi forçado pelo governo brasileiro a mudar o seu nome, devido à entrada do país na Segunda Guerra Mundial. Com isso, a equipe passou a se chamar Palestra de São Paulo, e, ainda no mesmo ano, tornou-se Sociedade Esportiva Palmeiras.

Em meio a essa conturbada situação extracampo, o Verdão, ainda como Palestra de São Paulo, foi avassalador no Campeonato Paulista, conquistando 16 vitórias e dois empates nos primeiros 18 jogos da competição. Com isso, o Alviverde precisava de apenas mais uma vitória para sagrar-se campeão.

Palmeiras 1942

Palmeiras 1942

Lance

Elenco campeão paulista de 1942 (Foto: Divulgação/Ag. Palmeiras)


No penúltimo confronto, o recém nomeado Palmeiras encarou o São Paulo. Neste embate, o Verdão, até os 19′ do segundo tempo, vencia por três a um e, após uma forte entrada dentro da área, Virgílio, zagueiro são-paulino, foi expulso. Com isso, os atletas do Tricolor optaram por abandonar a partida e o Palmeiras conquistou o seu primeiro título com o novo nome.

A torcida, então, optou por relembrar a Arrancada Heroica, um dos mais importantes momentos da história do maior campeão nacional, justamente no clássico contra o São Paulo, que ocorrerá neste sábado (10), às 19h (horário de Brasília).

Últimas