Lance CBF muda critérios de classificação para Copa do Brasil de 2024

CBF muda critérios de classificação para Copa do Brasil de 2024

Na edição de 2024, 80 das 92 equipes que vão disputar a competição sairão dos Estaduais

Lance
  • Lance | por Lance

Copa do Brasil começa em fevereiro de 2023

Copa do Brasil começa em fevereiro de 2023

Lance

A CBF apresentou o regulamento da próxima edição da Copa do Brasil e também divulgou algumas mudanças em relação à edição de 2024. A principal delas é que a entidade vai acabar com as vagas para a competição via ranking nacional de clubes.

Com a nova medida, 80 das 92 equipes que vão disputar a competição em 2024 sairão de competições estaduais, ou seja, através do ranking das federações, que definirão quantas vagas cada uma terá direito a distribuir em seus torneios estaduais.

Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas por meio de seus campeonatos estaduais. Na sequência, vêm Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, com cinco vagas cada um. Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão têm direito a três vagas, enquanto os demais estados ficam com duas.

As federações que possuem direito a três vagas precisam destinar duas delas ao campeão e vice estadual e, depois, escolher a forma como quer destinar a última vaga. Para as federações que possuem cinco ou seis vagas no torneio, essa a obrigatoriedade sobe para três.

O que não mudará é a entrada dos 12 clubes na terceira fase do torneio, que são os representantes que disputam a Libertadores e os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B.

A primeira fase da Copa do Brasil de 2023 está prevista para os dias 22 de fevereiro e 1º de março. Nessa etapa, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase. A segunda fase seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição.

Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio, em que todos os clubes poderão se enfrentar.

Títulos inéditos e despedidas de craques: relembre os maiores momentos marcantes do esporte em 2022

Últimas