Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Campeão paralímpico Adriano Lima morre em Natal, aos 52 anos

Ex-nadador participou de seis edições dos Jogos Paralímpicos

Lance

Lance|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O campeão paralímpico Adriano Gomes de Lima morreu em Natal, aos 52 anos, após lutar contra um sarcoma.
  • Ele participou de seis edições dos Jogos Paralímpicos, conquistando um ouro, cinco pratas e três bronzes.
  • Adriano acumulou 30 medalhas em Jogos Pan-Americanos e 12 em Mundiais de natação.
  • Seu legado inclui a contribuição para o desenvolvimento do esporte paralímpico no Brasil e um forte testemunho de superação após um acidente que o deixou paraplégico.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Adriano Lima conquistou nove medalhas paralímpicas Patrícia Santo/MPIX/CPB

O campeão Paralímpico Adriano Gomes de Lima morreu, no sábado (7), em Natal. Um dos melhores medalhistas paralímpicos da história do Brasil, o ex-nadador de 52 anos tratava um sarcoma (câncer ósseo), desde 2024.


Adriano disputou seis edições dos Jogos Paralímpicos, em Atlanta 1996, Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Ao todo, o ex-atleta conquistou um ouro, cinco pratas e três bronzes. Além disso, o ex-nadador participou de cinco Jogos Pan-Americanos, somando 30 medalhas, e ainda tem 12 medalhas em Mundiais de natação.


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) emitiu uma nota de pesar, neste domingo (8), lamentando o falecimento de Adriano. Em 2025, o medalhista foi um dos atletas homenageados durante as celebrações dos 30 anos da entidade e comentou o momento.

Durante a cerimônia de abertura do Meeting Paralímpico de Natal, em junho do ano passado, comemorou o desenvolvimento do esporte paralímpico no país.


“Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história. Digo que não é por acaso que o Brasil está sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante sendo feito no desenvolvimento do esporte paralímpico”, disse Adriano.

Confira nota do Comitê Paralímpico Brasileiro

É com extremo pesar que o Comitê Paralímpico Brasileiro comunica o falecimento do ex-nadador potiguar Adriano Gomes de Lima, 52, neste sábado, 7.


Adriano está entre os grandes medalhistas paralímpicos da história do Brasil, com um ouro, cinco pratas e três bronzes, conquistadas em seis edições dos Jogos.

Nossos sentimentos à família e amigos. Que a trajetória de Adriano seja sempre lembrada!

A trajetória de Adriano na natação começou como reabilitação por um acidente sofrido aos 17 anos. O medalhista caiu de um telhado, enquanto trabalhava na obra, e ficou paraplégico.

Search Box

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.