Campeã em Paris participa de treinamentos no CT paralímpico
Foram convocados 32 atletas para a atividade
Lance|Do R7

O Comitê Paralímpico Brasileiro realiza, nesta semana, uma fase de treinamentos do atletismo, em preparação aos principais compromissos da temporada. Com a campeã olímpica Jerusa Geber, foram convocados 32 atletas das modalidades de velocidade, salto, fundo, lançamento, petra e cadeira para as atividades, que acontecem até sábado, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
➡️Campeã olímpica, Bia Souza revela ‘ritual’ antes de competir
A semana de treinamentos conta com a participação de grandes nomes do esporte brasileiro. É o caso da velocista Jerusa Geber, medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 nos 100m e nos 200m da classe T11 (deficiência visual).
- A semana está sendo bastante produtiva aqui no CT. Os testes realizados ao longo desses dias integrados aos treinos têm como objetivo potencializar nossa performance nas competições deste ano - disse a campeã olímpica.
Outros medalhistas olímpicos em Paris 2024 convocados para os treinamentos são Zileide Cassiano, prata no salto em distância da classe T20 (deficiência intelectual), o gaúcho Aser Ramos, prata no salto em distância da classe T36 (paralisados cerebrais), o saltador Mateus Evangelista, bronze no salto em distância na classe T37 (paralisados cerebrais), e o paulista Thomaz Ruan, bronze nos 400m na classe T47 (deficiência nos membros superiores).
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A principal competição prevista no calendário do atletismo paralímpico em 2025 é o Mundial, que acontece em Nova Déli, na Índia, de 26 de setembro a 5 de outubro.
Brasil nos Jogos Paralímpicos
O Brasil é uma potência nos esportes paralímpicos e fez sua melhor campanha em Jogos Paralímpicos na edição de Paris, em 2024, quando foi top 5 no quadro de medalhas pela primeira vez, com 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. A última edição também teve a maior delegação brasileira em Jogos Paralímpicos, com 280 atletas no total.
O atletismo é a modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos, com 170 medalhas na história da competição. Somando os pódios das provas nas pistas e no campo, foram 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.