Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Calderano estreia no Aberto do Qatar inspirado por feitos passados no país

Sétimo do mundo, brasileiro conquistou em Doha os melhores resultados das Américas no Circuito Mundial. Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro perdem e ficam fora da chave principal

Lance|

Lance
Lance Lance

O brasileiro Hugo Calderano estreia nesta quinta-feira no Aberto do Qatar de tênis de mesa, inspirado por feitos históricos alcançados em edições passadas do torneio. Atual sétimo colocado do ranking, o carioca de 23 anos tem duas medalhas de prata na competição, os melhores resultados das Américas em etapas Platinum do Circuito Mundial, equivalentes a Grand Slams do tênis de campo.

Hugo terá pela frente o indiano Anthony Amalraj (98º) na primeira rodada, nesta quinta, às 13h50 (de Brasília). Se avançar, enfrentará nas oitavas de final o vencedor do duelo entre o francês Simon Gauzy (21º) e o dinamarquês Jonathan Groth (28º).

O histórico joga a favor de Hugo no Aberto do Qatar. Seu primeiro feito foi em 2015, quando, ao lado do compatriota Gustavo Tsuboi, conquistou a medalha de prata de duplas masculinas. Na ocasião, o carioca tinha apenas 18 anos e ocupava a 70ª posição do ranking mundial.

Em 2018, Hugo repetiu o vice-campeonato, desta vez na chave de simples. Após uma campanha memorável, em que deixou pelo caminho o alemão Timo Boll, o japonês Tomokazu Harimoto e o chinês Lin Gaoyuan, ele só parou na decisão diante do então segundo colocado do ranking, Fan Zhendong.

Publicidade

O consultor técnico da CBTM e treinador de Hugo Calderano, Jean-René Mounié, prefere não criar expectativas, principalmente pelo momento vivido pelo brasileiro no início desta temporada.

– Apesar de o Hugo ter vencido a Copa Pan-Americana, em Porto Rico, ele ficou fora de competições durante quase um mês, depois de se machucar no início de janeiro. Na Hungria, ele não teve capacidade de propor o melhor nível dele, mesmo tendo lutado bastante. Faltou o ritmo do alto nível. Esperamos que agora ele esteja pronto, aqui no Qatar. A qualidade dos treinos antes desse evento foi boa. O Hugo vai dar o melhor dele – analisou o francês.

Os outros dois brasileiros se despediram na fase preliminar 2 do torneio individual masculino. Gustavo Tsuboi acabou derrotado pelo italiano Niagol Stoyanov, por 4 a 3 (8/11, 12/10, 8/11, 11/6, 11/8, 9/11 e 8/11). Thiago Monteiro perdeu para o dinamarquês Anders Lind, por 4 a 0 (10/12, 7/11, 10/12 e 9/11).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.