Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brooksby surpreende e frustra sonho de Nº 1 de Ruud em Melbourne

Norte-americano alcança maior vitória da carreira e deixa Australian Open sem seus dois favoritos

Lance|

Lance
Lance Lance

O norte-americano Jenson Brooksby, 39º da ATP, foi mais um a aprontar pra cima de um dos principais favoritos na chave do Australian Open, e derrubou o norueguês Casper Ruud, 3º, que deixa o torneio e a briga pelo posto de número 1 do mundo.

Em um dia inspirado, Brooksby precisou de 3h56 para superar o segundo principal favorito do torneio com placar de 6/3 7/5 6/7 (4-7) 6/2 tendo convertido dois aces contra cinco de Ruud, que cometeu 55 erros não-forçados contra 48 do americano, que disparou 50 bolas vencedoras contra 33 do norueguês.

Com a queda de Ruud um dia após a derrota do epsanhol Rafael Nadal, torneio australiano ficará sem os dois principais favoritos.

Casper Ruud entrou no Australian Open com chances reais de assumir o topo do ranking mundial, na briga pelo posto o espanhol Rafael Nadal, que foi eliminado do torneio nesta terça-feira, o sérvio Novak Djokovic e o grego Stefanos Tsitsipas, que precisam do título para assumir o ranking.

Publicidade

Jenson Brooksby encara na terceira rodada do torneio o compatriota Tommy Paul,35º, que derrubou o cabeça de chave 30, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 32º, em batalha de 3h52 com placar de 6/2 2/6 6/7 (4-7) 6/3 6/4.

O jogo

Publicidade

A partida começou com Brooksby trabalhando muito firme seu saque aberto, enquanto Ruud buscou trabalhar variando golpes. Diante de um rival incisivo, Ruud cometeu erros e foi quebrado no 7º game. Embalado, Brooksby venceu quatro games em sequência fechando o set com queba.

No segundo set, os dois tenistas iniciaram se pressionando e salvando breakpoints. O americano viu o forehand paralelo de Ruud andar e acabou quebrado no 3º game, ,as trabalhou forçando no backhand do norueguês e deveolveu a quebra na sequência. A parcial seguiu dura, com Brooksby trabalhando muito firme com saque aberto e Ruud trabalhando variações. a definição se deu em um golpe de sorte, após um ponto muito bem jogado pelos dois tenistas, em que o americano acertou a fita da rede, quebrando o serviço do norueguês e fechando set no mesmo ponto.

Publicidade

That ending is just cruel 

Lady luck on set point gives Jenson Brooksby a 6-3 7-5 lead over No. 2 seed Ruud!@wwos@espn@Eurosport@wowowtennis#AusOpen#AO2023pic.twitter.com/UqEUjPB1hJ

— #AusOpen (@AustralianOpen) January 19, 2023

No intervalo para o terceiro set, Ruud saiu de quadra e passou por atendimento médico. Na volta, Brooskby seguiu trabalhando longas bolas, abriu 2/0, mas tomou a sevolução de quebr ano 3º game. Ruud ainda salvou breakpoint no 4º set e acabou quebrado no 6º game, vendo o rival sacar para a partida. Ali, o norte-americano desperdiçou três match-points, diante de um Ruud perfeito taticamente e precisou correr atrás. O norueguês colocou o americano para trabalhar, forçou o tiebreak e ali foi dominante.

No intervalo entre os 3º e 4º sets, Ruud fez a pausa de calor para ir ao vestiário, mas a parada não prejudicou o americano, que voltou abrindo o set com quebra, fez 3/0, tomou a devolução de uma das quebras em erro no 5º game e fechou a partida em devolução pra fora de Ruud.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.