Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Botafogo liga sinal de alerta com baixo aproveitamento na altitude; veja números

Alvinegro viaja e encara o Nacional Potosí na quarta-feira (18)

Lance

Lance|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Botafogo enfrenta o Nacional Potosí na Libertadores, preocupado com seu desempenho em altitudes.
  • Em nove jogos na altitude, o time tem apenas 29,6% de aproveitamento, com duas vitórias e cinco derrotas.
  • A próxima partida ocorrerá em Potosí, que está a mais de 4.000 metros de altura, desafiando o histórico do Alvinegro.
  • Apesar dos números ruins, o Botafogo já teve sucesso em mata-matas em altitudes, como na Libertadores de 2014.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Técnico do Botafogo, Martín Anselmi já tem compromissos difíceis pelo caminho Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo liga o sinal de alerta antes de enfrentar o Nacional Potosí na Libertadores devido ao baixo aproveitamento na altitude. Após a eliminação no Campeonato Carioca, o Alvinegro vira a chave e pensa na Glória Eterna como prioridade nos próximos dias.

Em nove jogos válidos por Libertadores e Sul-Americana na altitude, o Botafogo tem duas vitórias, dois empates e cinco derrotas. Esses números representam um aproveitamento de apenas 29,6% em confrontos acima de 1500 metros do nível do mar.


Nessa amostragem, o Botafogo tem como lugar mais alto que já entrou em campo a cidade de Quito, no Equador, que está a 2850 metros acima do nível do mar. Em 2026, o Glorioso enfrentará sua pior jornada em termos de altitude, uma vez que a cidade de Potosí tem mais de 4000 mil metros de altura.

Botafogo tem retrospecto interessante em mata-mata contra rivais com altitude

Embora o aproveitamento do Botafogo não seja bom atuando em altitudes elevadas, o Alvinegro tem um retrospecto interessante em mata-mata. Em quatro partidas eliminatórias contra rivais que tenham o ambiente hostil em seus favores, o Glorioso conseguiu se classificar duas vezes.


Em 2014, o Botafogo fez o jogo de ida da 1ª fase da Libertadores contra o Deportivo Quito no Equador. Apesar da derrota por 1 a 0, o Alvinegro conquistou um resultado fácil de ser revertido e goleou o adversário no Rio de Janeiro por 4 a 0.

Na história campanha que culminou com o título da Libertadores em 2024, o Botafogo iniciou sua trajetória diante do Aurora, que atua em Cochabamba, na Bolívia. Fora de casa, o Glorioso arrancou um empate por 1 a 1 e aplicou uma sonora goleada por 6 a 0 no Estádio Nilton Santos para avançar no torneio.


Nacional Potosí tem desempenho desastroso em Libertadores

O Nacional Potosí fez sua estreia na Libertadores em 2023, quando disputou a 1ª fase da Libertadores. Na ocasião, o clube boliviano foi derrotado em dois jogos para o El Nacional, do Equador, e foi eliminado da competição com o placar agregado de 9 a 2 em favor da equipe de Quito.

É natural que o El Nacional tenha tido mais facilidade em termos de adaptação, uma vez que já joga regularmente na altitude de Quito. No entanto, a diferença no placar dá a dimensão do quão frágil é o Nacional Potosí.


Essa diferença é ainda maior quando se compara o valor de mercado do Botafogo com o do Nacional Potosí. Enquanto o Alvinegro tem um elenco avaliado em 101,5 milhões de euros (R$ 628,7 milhões), os bolivianos valem apenas 6,7 milhões de euros (R$ 41,5 milhões).

Search Box

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.