Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Bola da final do Paulistão é sustentável e contribuiu para a reciclagem de garrafas pet

Palmeiras e Água Santa decidem campeonato estadual neste domingo, no Allianz Parque

Lance

Lance|Do R7


Lance
Bola da final do Paulista é sustentável (Foto: Reprodução)

A bola da final do Campeonato Paulista será parte de um projeto sustentável dentro do futebol brasileiro. O modelo escolhido pela Federação Paulista da Penalty, o S11 Ecoknit, ajuda o meio ambiente e foi produzido através da reciclagem de garrafas pets. Mesmo com a inovação, o objeto possui o selo "Quality Pro", certificado máximo da Fifa.

O grande diferencial do modelo é que 62% do material utilizado para a sua produção é de origem sustentável ou reciclável. Para cada bola produzida, 4,5 garrafas pet são reaproveitadas. Os materiais passam por processo de reaproveitamento antes de compor o tecido externo do objeto.

+ Palmeiras x Água Santa: mais de 40 mil ingressos vendidos para a final do Paulistão

Além disso, o restante da composição também é feito através de uma iniciativa sustentável e conta com insumos provenientes da cana-de-açúcar, utilizados para o desenvolvimento da tecnologia de amortecimento elástico da bola, nomeado de Neotec Eco.

Publicidade

- Em 2018, durante um evento de tecnologia e inovação, a Fifa propôs um desafio para os fabricantes de material esportivo do mundo todo a fim de incentivar o uso de mais matérias-primas na confecção dos artigos. Abraçamos a causa e, em poucos meses, conseguimos entregar um produto que atendia a todas as exigências - relembrou Nilton Franco, gerente executivo de produtos e desenvolvimento da Penalty.

+ Palmeiras divulga informações sobre venda de ingressos para final do Paulistão diante do Água Santa

Publicidade

O executivo da marca patrocinadora de material esportivo do Campeonato Paulista também falou sobre as dificuldades de produzir o objeto nos padrões Fifa.

- Foi um trabalho interessante, porque é extremamente complexo você construir um artigo de alto desempenho a partir de uma garrafa pet, tanto é que não existe nenhuma outra bola no mercado, com o selo de Quality Pro, que entregue essa sustentabilidade - concluiu.

A certificação mundial é adquirida após inúmeros testes de qualidade da bola, onde o modelo escolhido para a finalíssima entre Palmeiras e Água Santa, que ocorrerá neste domingo, às 16h, no Allianz Parque, passou em todos. Com os resultados, a bola pode ser utilizada em qualquer campeonato do mundo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.