Após seis meses, o retorno da Libertadores se aproxima. No entanto, o Boca Juniors anunciou que 14 jogadores de seu elenco testaram positivo para Covid-19, o que gera um clima de incerteza sobre o futuro dos Xeneizes no torneio. Com isso, o LANCE! listou a situação dos 25 clubes de fora do Brasil para a volta da maior competição de clubes da América do Sul.
Outro fator preocupante são os números de mortes por Covid-19 na América do Sul. Conforme os dados divulgados pela Universidade Oxford, seis países do continente estão na lista dos 10 que registram as maiores taxas de óbitos por milhão de habitantes no mundo: Colômbia, Bolívia, Argentina, Peru, Brasil e Chile. Venha conferir a situação de cada clube a seguir.
Racing (Argentina) – Sem atuar desde março, a equipe de Avellaneda será mais um clube argentino a enfrentar a falta de ritmo de jogo. Na próxima semana, a equipe voltará contra o Nacional, do Uruguai, no dia 17.
Tigre (Argentina) - A equipe, que foi rebaixada no Campeonato Argentino, mas garantiu uma vaga na Libertadores 2020 ao vencer a Superliga, também terá de enfrentar a falta de ritmo. Em virtude da pandemia, o futebol no país não tem data para retornar e o Tigre voltará a campo no dia 17 contra o Guaraní, do Paraguai, no Defensores Del Chaco.
Defensa y Justicia (Argentina) - Sem jogar há seis meses, a equipe volta a campo no dia 17, contra o Delfín, no Norberto Tomaghello.
Nacional (Uruguai) - Assim como seu rival Peñarol, tem entrado regularmente em campo desde o retorno do Campeonato Uruguaio, dia 8 de agosto. Inclusive, os rivais se enfrentaram na volta da competição e empataram por 1 a 1. No dia 17, o Nacional encara o Racing, no Presidente Perón.
Colo-Colo (Chile) – O Campeonato Chileno retornou no último dia 29 de agosto. Sendo assim, a equipe entrará em campo apenas quatro vezes antes de enfrentar o Penãrol, dia 15, no Monumental de Santiago.
Universidad Católica (Chile) – Também entrará em campo apenas quatro vezes antes do retorno da Libertadores. Presente no grupo da dupla Grenal, a equipe receberá o Grêmio, dia 16, no San Carlos de Apoquindo.
Júnior Barranquilla (Colômbia) – Outro time colombiano que poderá enfrentar problemas de falta de ritmo de jogo está no grupo do Flamengo. O Júnior encara o Barcelona de Guayaquil, dia 17, no Monumental de Barcelona.
LDU (Equador) - O Campeonato Equatoriano retornou no dia 14 de agosto e as equipes do país estão jogando regularmente. Campeã do torneio em 2008, a equipe entrará em campo contra o Binacional, em Lima, no dia 15.
Barcelona de Guayaquil (Equador) - No grupo do Flamengo, a equipe voltará a jogar pela Libertadores dia 17, contra o Júnior Barranquilla, no Monumental de Barcelona.
Independiente del Valle (Equador) - O próximo adversário do Flamengo na competição tem jogado regularmente. Com o retorno da liga equatoriana em 14 de agosto, a equipe terá entrado em campo oito vezes antes de receber o Rubro-Negro , dia 17, no Olímpico Atahualpa.
Olimpia (Paraguai) - O Campeonato Paraguaio foi a primeira liga nacional a retornar na América do Sul, no dia 21 de julho. Neste sentido, a equipe voltará a campo pela Libertadores no dia 15, contra o Santos, na Vila Belmiro.
Libertad (Paraguai) - O país apresenta um dos melhores números do continente em relação à doença. Dessa forma, foi o primeiro a reiniciar sua liga e a equipe, que está no grupo do Boca Juniors, recebe o time argentino, dia 17, em Assunção.
Alianza Lima (Peru) - O país têm números elevados e preocupantes em relação à Covid-19. Mesmo assim a liga foi retomada dia 25 de agosto, com todos os jogos na capital, Lima. No próximo dia 16, o time visitará o Estudiantes de Mérida, no Metropolitano de Mérida.
Binacional (Peru) - Diante da pandemia, a equipe mandará seus jogos restantes na capital peruana. Assim, apenas o São Paulo, adversário da estreia, encarou os 3,8 mil metros de altitude de Juliaca. A equipe voltará a campo pela Libertadores dia 15, contra a LDU Quito, em Lima.
Estudiantes de Mérida (Venezuela) - Assim como o Caracas, a equipe venezuelana voltou aos treinos no dia 20 de agosto. Sem jogar há seis meses, ela retornará a campo contra o Alianza Lima, dia 16, no Metropolitano de Mérida.
Jorge Wilstermann (Bolívia) - O futebol boliviano não tem qualquer previsão de retorno, porém a equipe foi liberada para voltar aos treinos no dia 31 de julho. Assim como os clubes argentinos e venezuelanos não disputará nenhuma partida antes de enfrentar o Athletico-PR, dia 15, no Félix Capriles.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.