Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bicampeãs olímpicas, Martine e Kahena conquistam o segundo pódio do ano na vela

Na classe 49erFX, brasileiras levam o bronze na Semana Olímpica Francesa, em Hyères, e se mantêm entre as melhores

Lance|

Lance
Lance Lance

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze confirmaram presença entre as melhores do mundo mais uma vez. Neste sábado (29), elas conquistaram o bronze na classe 49erFX na Semana Olímpica Francesa (SOF), em Hyères, e asseguraram o segundo pódio em 2023. O tradicional evento reuniu a elite da vela mundial.

Após 13 regatas em condições desafiadoras, as brasileiras foram com tudo para a medal race, que tem pontuação dobrada, a chegaram em terceiro lugar. Com isso, totalizaram 112 pontos perdidos, apenas dez a menos do que a italianas Germani e Bertuzzi, vice-campeãs. O ouro ficou com as holandesas Van Aanholt e Duetz, que já haviam assegurado a conquista por antecipação, na sexta-feira. Elas somaram 50 pontos.

+ Praia quer acabar com freguesia para o Minas em reedição da final da Superliga

As brasileiras tiveram o melhor desempenho entre as não europeias e absorveram lições importantes das condições do país-sede dos próximos Jogos Olímpicos. Foram 50 duplas na competição.

Publicidade

- Foi mais uma experiência incrível contra as melhores equipes do mundo. As condições nem sempre foram favoráveis, mas, com muita união e superação sempre, conseguimos a medalha de bronze - comemorou Martine Grael.

A treinadora Martha Rocha também valoriza a superação da dupla e enalteceu a importância da manutenção do trabalho para a equipe seguir entre os grandes nomes da vela mundial.

Publicidade

- Foi um campeonato bem difícil. Como esperado em Hyères houve dias de muito vento e dias de pouquíssimo vento. Para nosso time, quando o objetivo era nos desafiar no ritmo de regatas, uma competição difícil não poderia ter vindo em melhor contexto. São sempre desafiadores esses momentos, mas com tantos altos e baixos da flotilha inteira, termos feito pódio mostra a qualidade da nossa equipe - comentou Martha.

Em alta na Europa

Publicidade

Esta foi a segunda grande conquista da dupla em abril na Europa. No início do mês, Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro no tradicional Troféu Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha.

- Temos que agradecer à nossa equipe, aos nossos patrocinadores, aos parceiros e, claro, à torcida brasileira - valorizou Kahena.

As duas competições são consideradas “Grand Slams” da vela e reúnem as principais atletas do mundo da classe 49erFX.

A dupla segue entre 8 e 14 de julho, quando elas participarão de um evento-teste na raia olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vela olímpica terá a raia de Marselha como palco das regatas. Já no final do ano, de 8 a 13 de novembro, elas disputarão o Campeonato Europeu, em Vilamoura, em Portugal.

Pan-Americano, Mundial e vaga nas Olimpíadas

Entre os dias 8 a 23 de agosto, as brasileiras disputarão o Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.

A vela brasileira terá a cidade de Algarrobo como sede deste evento. Além do Mundial e do Pan-Americano, as velejadoras têm muitos compromissos no ano, com agenda cheia de treinos e outras competições.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.