Basquete: última rodada do NBB define confrontos dos mata-matas
Com classificados e rebaixado assegurados, último dia da 1ª fase confirma quem folga na rodada 1 da fase decisiva e quem briga por lugar nas quartas
Lance|Do R7

Esta terça-feira (26) é dia da última rodada da fase de classificação do NBB, e os 14 concorrentes estarão em quadra. Quase todas as definições já aconteceram. As 13 equipes que vão seguir na competição foram conhecidas e o Joinville está rebaixado. Com isso, o que vale são os posicionamentos finais que definirão os confrontos.
Leia também
Na Itália, Neymar reencontra amigo Bruninho: 'Bom te ver, irmão'
Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro estreiam no Aberto do Qatar
Repórter fica sem reação ao ser assediada com beijo à força
Lenda olímpica participa de debate sobre mulheres no esporte no COB
'Casa da NBA' espera receber mais de 25 mil pessoas em São Paulo
O principal deles envolve a equipe que terminará em quarto lugar geral e folgará na primeira rodada dos playoffs: Mogi das Cruzes (que enfrenta o Bauru e se garante nesta posição em caso de vitória) ou o Paulistano (que encara o São José, precisa vencer e torce para a derrota dos mogianos).
Esta equipe se juntará a Franca, Flamengo e Pinheiros como aquelas que vão ver pela TV os duelos da primeira fase, que terão os seguintes confrontos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.
Corinthians x Botafogo
As sete partidas da última rodada acontecerão ao mesmo tempo. Uma delas será entre Corinthians e Botafogo, duas equipes que estão diretamente envolvidas na briga pelas oito primeiras colocações, às 20h, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP).
Com duas vitórias nos últimos dois jogos, o Corinthians ocupa a oitava colocação, com campanha de 11 triunfos em 25 oportunidades (44% de aproveitamento). O clube do Parque São Jorge depende apenas de si para permanecer no G-8 e, quem sabe, ganhar colocações.
Uma vitória já garante no mínimo a sétima colocação. Para terminar em sexto, precisa torcer por uma derrota do Bauru e vencer o confronto contra o Botafogo por 15 ou mais pontos.
Já em caso de derrota, ficará em oitavo com um tropeço do Minas. A única maneira de a equipe paulista não terminar no G-8 será com um resultado negativo e vitórias de Minas e Bauru.
Veja mais: Classificação do basquete 3x3 do Brasil para Jogos de Tóquio-2020 será difícil
Vantagem nos mata-matas
O mando de quadra na primeira rodada dos playoffs é ainda mais essencial por se tratar de uma série melhor de três partidas. Ficar entre os oito primeiros garante a decisão em casa, pois a equipe com a vantagem jogará em casa nos Jogos 2 e 3.
O Botafogo chega para a partida com a confiança lá em cima. Isso porque o time comandado pelo treinador Léo Figueiró vem de uma vitória sobre o Paulistano, fora de casa, por 104 a 100.
Na sexta colocação, com 12 vitórias e 13 derrotas (48% de aproveitamento), o Glorioso precisa de um triunfo simples para se manter na posição e garantir o mando de quadra na primeira fase dos playoffs.
Em caso de derrota, são várias as possibilidades de colocação. Para permanecer em sexto, terá que torcer por derrotas de Bauru e Minas, além de perder por uma diferença de até 14 pontos – derrota por 15 ou mais garante a sétima colocação nesse cenário. Ficará em oitavo caso o Minas perca e só o Bauru vença.
A rodada
Confira todos os jogos da última rodada da primeira fase
20h - Bauru (7º) x Mogi das Cruzes (4º)
20h - Sesi Franca (1º) x Joinville
20h - Corinthians (8º) x Botafogo (6º)
20h - Pinheiros (3º) x Vasco (13º)
20h - Flamengo (2º) x Basquete Cearense (12º)
20h - Minas (9º) x Brasília (11º)
20h - São José (10º) x Paulistano (5º)
Conheça quem são os gigantes da NBA que adoram baixinhas
Os astros da NBA são conhecidos pela alta estatura que os possibilita fazer lances incríveis em quadra. Mas fora dela, o gosto do grandalhões é pelas mulheres mais baixas. DeMarcus Cousins é um bom exemplo disso. O jogador dos Warriors, do alto dos seu...
Os astros da NBA são conhecidos pela alta estatura que os possibilita fazer lances incríveis em quadra. Mas fora dela, o gosto do grandalhões é pelas mulheres mais baixas. DeMarcus Cousins é um bom exemplo disso. O jogador dos Warriors, do alto dos seus 2,11 metros tem como companheira a estilista Morgan Lang, com a qual tem um relacionamento desde 2015