Bandeira do Brasil é hasteada em cerimônia na Universíade de Napoli
Atletas e oficiais da delegação brasileira participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras dos países participantes dos Jogos Universitários, cuja abertura será no dia 3
Lance|Do R7
Na tarde deste domingo (30), esportistas e membros da delegação brasileira que vão representar o país na Universíade de Verão 2019 participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras. O evento, que aconteceu no Porto de Nápoles, na Itália, formalizou a entrada do país na Vila dos Atletas.
O evento acontece conforme as delegações chegam na cidade-sede. Em cada cerimônia são agrupados cinco países. Além do Brasil, estavam presentes África do Sul, Austrália, Croácia e França.
Após a entrada das delegações, um grupo de dança local se apresentou ao som da música oficial da competição. Em seguida, os participantes entregaram e receberam presentes da prefeita da Vila, a italiana Manuela Di Centa, ex-atleta bicampeã olímpica de esqui na neve.
Para finalizar, as bandeiras foram hasteadas em grupo ao som do hino da FISU (Federação Internacional do Esporte Universitário).
- É uma tradição nos Jogos Olímpicos e na Universíade. Foi uma cerimônia bonita, um momento marcante onde, de fato, o Brasil passou a estar presente oficialmente nos Jogos. A cerimônia foi interessante porque temos um cenário diferente, que é o Porto de Nápoles e a compartilhamos com países com os quais temos parceria, com delegações do tamanho da nossa - disse Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Apesar de a Universíade ser de 3 a 14 de julho, o futebol começa a ser disputado já na terça-feira, dia 2. E o Brasil estreia na competição justamente nessa data, com seleção feminina universitária de futebol. As meninas, atuais campeãs da Universíade, enfrentam a Irlanda, às 16h (horário de Brasília).
Mudanças na Vila dos Atletas
Nesta edição, o Comitê Organizador decidiu fazer algo diferente: devido à falta de espaço nos hotéis para receber aproximadamente 10 mil pessoas, grande parte dos atletas ficará hospedada em navios no Porto de Nápoles.
O MSC Lirica receberá 2.114 pessoas de 71 países enquanto o Costa Victoria hospedará 1.888 de 38 países. As modalidades que ficarão nos navios são atletismo, ginástica artística e rítmica, saltos ornamentais, judô, vela, tênis e rugby 7.
Além dos navios, Caserta e Salerno – cidades vizinhas que fazem parte do circuito dos Jogos – também terão acomodações para receber as delegações.
A Universíade de Verão é uma competição universitária que acontece a cada dois anos e é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
A 30ª Universíade de Verão contempla 18 modalidades – atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, polo aquático, rugby 7, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela e vôlei.
Neste ano, o Brasil estará presente com uma delegação de aproximadamente 190 pessoas e disputará sete modalidades: futebol, vôlei, natação, atletismo, ginástica artística, judô e taekwondo.