Lance Audiência do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol mais do que triplica no Twitter em 2020

Audiência do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol mais do que triplica no Twitter em 2020

Conversas tiveram aumento de 40% ano contra ano; Corinthians e suas jogadoras foram os destaques na plataforma, que tem parceria para transmitir as partidas da competição

Lance
Lance

Lance

Lance

O futebol feminino conquistou ainda mais fãs e torcedores no Twitter ao longo de 2020. A audiência das transmissões do Campeonato Brasileiro Feminino (@BRFeminino) na plataforma mais que triplicou em relação ao ano passado - aumento de 230%. Pelo segundo ano consecutivo, o Twitter fechou parceria para transmitir as partidas do Brasileirão. Mais de 5 milhões de pessoas assistiram aos jogos neste ano, contra 1,5 milhão do ano passado.

TABELA
> Veja classificação do Brasileirão Feminino clicando aqui

Além disso, o volume de conversas cresceu em relação a 2019. De janeiro a dezembro deste ano, foi registrado um aumento de 40% no volume de Tweets sobre o Campeonato, que terminou no último domingo com o título do Corinthians (@SCCPFutFeminino) em decisão contra o Avaí Kindermann (@AvaiKindermann). O aumento da audiência e do engajamento das pessoas em debates e discussões ao redor do tema também cria uma oportunidade para que as marcas aproveitem um momento propício à conexão com o que está acontecendo e criem um vínculo legítimo com o seu público.

Como foi o caso de Guaraná (@guarana), que era a única marca patrocinadora do campeonato no Brasil. Com uma parceria pelo Twitter, patrocinaram uma série de conteúdos de highlights com pre-roll de suas campanhas para dar destaque ao futebol feminino, além de uma propriedade customizada, chamada Jogada #CoisaNossa, trazendo destaque para os jogos e conectando ao propósito de marca. Em paralelo, o Guaraná também fez outra campanha com o intuito de convidar marcas a apoiarem o futebol feminino no Brasil. O projeto fez com que 10 novas empresas passassem a dar suporte à causa.

- Vemos uma mobilização e um crescimento importante em relação ao futebol feminino no Twitter. Um aumento como este na audiência mostra a relevância que o esporte vem tendo para torcedores - disse Mariana Romeu, gerente de parcerias de conteúdo do Twitter para a América Latina, antes de completar:

- Conseguimos, então, a união entre a primeira e a segunda telas. As pessoas que estão no Twitter assistem aos jogos e utilizam a plataforma para comentar sobre o assunto - concluiu Mariana.

Coordenadora de Competições Femininas da CBF, Aline Pellegrino complementou:

- O aumento dos números de audiência nas transmissões do Brasileiro Feminino A1 só enfatiza a consolidação do futebol feminino no cenário nacional e caminha junto com a evolução da competição nos últimos anos. Pela primeira vez na história da competição tivemos o uso do VAR, troféu de craque da partida, jogos nos grandes estádios, entre outras ações que marcam diversos ineditismos mesmo em um momento tão difícil para o futebol mundial. O futebol feminino está crescendo e saber que o público está acompanhando essa caminhada de perto, através das transmissões e plataformas como o Twitter, é parte fundamental da construção.

Times mais mencionados:

Corinthians (@SCCPFutFeminino)
São Paulo (@SaoPauloFC)
Palmeiras (@Palmeiras)
Ferroviaria (@guerreirasgrena)
Internacional (@ColoradasGurias)

Atletas mais mencionadas:

Gabi Zanotti (@GabiDemoner) - Corinthians
Andressinha - Corinthians
Tamires (@tata_dias10) - Corinthians
Cristiane Rozeira (@11_OFICIAL) - Santos
Carla Nunes - Palmeiras

Últimas