Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atletas precisam de cuidados bucais como explica Dr. Mauro Banzato

Bellucci, que se aposentou recentemente, destacou a importância de cuidados com a saúde bucal e Thiago Wild utiliza protetor em treinos...

Lance|

Lance
Lance Lance

Apesar de não ser um esporte de impacto, o tênis requer cuidados com a saúde bucal, como explica o odontologista Dr Mauro Banzato.

A odontologia esportiva, também conhecida como odontologia do esporte, concentra-se na prevenção e tratamento de lesões orais que os atletas podem sofrer durante suas práticas esportivas.

Essas lesões podem incluir fraturas dentárias ou ósseas, contusões nos lábios e bochechas, entre outras. Além disso, a odontologia esportiva pode estar envolvida na fabricação de protetores bucais personalizados para proteger os dentes e gengivas dos atletas.

Manter uma boa saúde bucal também pode ajudar no desempenho atlético. O alinhamento dos dentes e ajuste da mordida melhoram a respiração e a postura do atleta durante a prática esportiva. Por isso, é importante que os atletas realizem visitas regulares ao dentista para garantir uma excelente saúde bucal.

Publicidade

Thomaz Bellucci, que acabou de se retirar do esporte no Rio Open, reforçou a importância de cuidar da saúde bucal: “Como parte do meu preparo para os dias que antecedem o jogo, eu procuro ter uma rotina constante de exercícios, boa alimentação e também ter os cuidados bucais adequados, importantes para minha performance”, ressaltou.

A Odontologia do Esporte é responsável pelo atendimento de todos aqueles que se dedicam à prática esportiva considerando suas diferentes particularidades fisiológicas e suas modalidades, detectando doenças que possam comprometer o desempenho físico no esporte.

Publicidade

Hoje, existem diversos artigos científicos que já relacionam doenças odontológicas com a queda do desempenho atlético e outros que apontam que infecções orais podem repercutir de forma negativa no processo de reparo muscular desses atletas.

A oclusão, respiração e articulação temporomandibular (ATM),exercem um papel importante no equilíbrio físico do atleta, e quando essa tríade se encontra em desarmonia, isso pode ocasionar uma série de fatores negativos para o desempenho do atleta.

Publicidade

Preocupação com a alimentação

Quando o paciente é um atleta, a preocupação com a alimentação e a ingestão de bebidas aumenta. Em geral, as bebidas esportivas apresentam PH ácido, o que também pode ser prejudicial à saúde bucal. O ideal é consultar sempre o especialista e seguir as suas orientações.

Proteção além dos dentes

Os atletas que praticam esporte de contato, em especial boxe, basquete, vôlei e futebol têm cerca de 10% mais chances de sofrer lesões orofaciais, porém esse índice cai em até 60 vezes com o uso de protetores bucais. Eles evitam as fraturas nos dentes e dissipam a força após um impacto na boca ou na face. Contribuem para a diminuição de riscos de: Lesões no cérebro e na coluna cervical, fraturas na mandíbula, tensão da ATM (Articulação Temporomandibular).

No tênis, um dos atletas que utilizam protetor bucal é Thiago Wild, um dos melhores do país e que já conquistou o título do ATP 250 de Santiago, no Chile, em simples, em 2020 e fez final de duplas na semana passada no mesmo torneio. Ele utiliza tanto para os jogos quanto para treinos.

Existem diversos modelos de protetores bucais para a prática esportiva, porém o atleta deve escolher o tipo mais adequado a sua necessidade dentre as opções recomendadas pelos especialistas e descartar qualquer outro modelo. Alguns dos modelos mais utilizados são os de de uma única placa, feito sob medida em gesso da arcada dentária do atleta.

Os mais indicados pelos profissionais são os confeccionados com placa de EVA e podem ser fabricados em diversas espessuras relativas ao esporte praticado ou ainda, aqueles modelos ajustáveis e, portanto, mais equilibrados.

Dr. Mauro Banzato
Dr. Mauro Banzato Dr. Mauro Banzato

Divulgação

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.