Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ANÁLISE: Palmeiras joga mal, tropeça outra vez e permite a aproximação de rivais no Brasileirão

Verdão deixou a desejar novamente pelo Campeonato Brasileiro e vê Botafogo disparar na liderança

Lance|

Lance
Lance Lance

Para quem buscou tentar buscar "passar pano" para a atuação do Palmeiras diante do Santos, no último sábado, basta acompanhar as entrevistas de Luan e João Martins após a partida. Ambos foram bastante incisivos ao analisarem o desempenho do Verdão no empate em 0 a 0, na Vila Belmiro. O resultado não somente exemplificou o que foi o desempenho palmeirense, mas também permite com que os rivais se aproximem na classificação do Brasileirão. Esses últimos tropeços devem fazer falta lá na frente.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Tanto o zagueiro quanto o auxiliar de Abel Ferreira descartaram colocar a culpa do mau desempenho na conta de outros fatores que não fossem o próprio jogo. Luan não escondeu que não gostou do que o time fez. Ele bateu na tecla da lentidão nas saídas de bola e na falta de inspiração no ataque. Já João, que criticou o campo, descartou a questão do cansaço e falou abertamente da falta de capacidade da equipe em se adaptar ao que a partida pedia. Para ele, os jogadores não conseguiram perceber que não era ocasião para propor ou impor um padrão de jogo.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

Publicidade

O excesso de jogadas individuais e a insistência em carregar a bola foram fatores que também se juntaram a esses citados pelos personagens palmeirenses. Assim como o dia ruim de Dudu, que até tentou mais do que os outros, mas errou muito, ou como Raphael Veiga, que praticamente desapareceu no duelo e fez uma de suas piores atuações em muitos meses. Não é exagero dizer também que o Santos teve uma "pegada" maior. Quando um jogador do Palmeiras pegava na bola, pelo menos três santistas já estavam no lance para tentar recuperar a posse.

A verdade é que os times poderiam jogar 500 minutos, que a bola não balançaria a rede, tamanha a falta de inspiração de ambos. Mas o resultado não era ruim para o Santos, foi ruim apenas para o Verdão, que briga pela liderança do Brasileirão. Seu adversário direto neste momento, o Botafogo, venceu o clássico contra o Fluminense e subiu para 18 pontos. Com a vitória, o Alviverde chegaria a 17, um a menos, porém ficaria próximo do líder. Com o empate, acabou ficando com apenas 15 pontos, três atrás do Fogão.

Publicidade

Não precisamos ir muito longe para buscar uma atuação ruim do Alviverde. No rodada anterior do campeonato, diante do Bragantino, o desempenho também foi ruim. Naquele dia, porém, o time de Abel Ferreira conseguiu abrir o placar com muito custo. O problema é que alguns minutos depois sofreu o empate e acabou saindo de campo com apenas um ponto no Allianz Parque. Ou melhor, com menos dois pontos.

+ Luan analisa erros do Palmeiras no clássico e lamenta atuação ruim: 'Queríamos os três pontos'

Publicidade

Aquele já era um jogo em que provavelmente a comissão técnica irá lamentar ter deixado de levar mais dois pontos. Em casa, em um gramado bom, diante da torcida, logo após uma grande atuação contra o Grêmio... Ou seja, vários elementos a favor de uma vitória. Sem contar os outros resultados da rodada, como a derrota do Botafogo, que permitiria ao Palmeiras alcançar a liderança do Brasileirão pela primeira vez em 2023.

Com isso, era importante que o jogo contra o Santos pudesse funcionar como uma forma de "recuperar" os pontos perdidos em casa. Isso, claro, sem menosprezar o adversário gigante em um clássico estadual. No entanto, diante do retrospecto recente com oito vitórias seguidas e longa invencibilidade, o natural seria pensar em um triunfo do Palmeiras, que obviamente é um time bastante superior neste momento.

+ João Martins evita colocar atuação ruim do Palmeiras na conta do cansaço: 'Não conseguimos nos adaptar ao contexto do jogo'

A vitória não veio, como já dito acima, mas mais do que se preocupar com o distanciamento do Botafogo, o Palmeiras agora se preocupa com a chegada de rivais que virão forte para a disputa do título. Caso do Atlético-MG, que agora está a apenas dois pontos do Verdão (vantagem já foi de seis) e será o adversário da próxima rodada do Brasileirão. Ou podemos também citar o Flamengo, que pode atingir 12 pontos neste domingo e ficar a apenas três do Alviverde. Se não fossem esses tropeços, a situação poderia (e deveria) estar confortável, mas agora já é tarde e os resultados deixaram essa "tropa de choque" chegar para a briga. Time que briga por título não pode perder ponto "bobo" pelo caminho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.