Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Ana Marcela fica em quinto no Mundial de natação e vaga olímpica escapa por pouco

Próxima oportunidade da brasileira buscar a classificação para os Jogos Olímpicos será no Mundial de Doha, de 2 a 18 de...

Lance

Lance|Do R7

Lance
Lance Ana Marcela recebe prêmio de nadadora de águas abertas do ano (Foto: Divulgação)

Ana Marcela ficou em quinto lugar nos 10 km da maratona aquática do Mundial de Fukuoka, no Japão, e por muito pouco não garantiu a vaga antecipada para as Olimpíadas de Paris de 2024. A brasileira fez uma grande prova de recuperação na última sexta-feira (14) e somente com o auxílio do photo chart (avaliação da chegada por vídeo), os juízes decidiram que Ana ficou em quinto com 2 horas, 02 minutos, 42 segundos e 5 centésimos. Por outro lado, a americana Katie Grimes ficou com o bronze com 2 horas, 02 minutos, 42 segundos e 3 centésimos e a holandesa Sharon van Rouwendaal foi quarta com 2 horas, 02 minutos, 42 segundos e 4 centésimos

As três primeiras colocadas dos 10 km da maratona aquática do Mundial de Fukuoka carimbariam o passaporte para as Olimpíadas de 2024.

Após a confirmação do quinto lugar, Ana Marcela viu a possibilidade de garantir uma vaga olímpica escapar, mas ressaltou a importância de suas conquistas até o momento. Em cerimônia realizada após a prova, a brasileira foi eleita a nadadora de águas abertas do ano e recebeu uma premiação.

Ana Marcela passou por uma cirurgia no ombro esquerdo em novembro de 2022. A volta ao mar foi surpreendente, com a conquista da medalha de bronze na Copa do Mundo do Egito, exatos cinco meses após a intervenção.

Publicidade

- Estou vivendo um momento diferente, todos sabem. E fiz uma cirurgia. Voltar sete, oito meses depois e estar competindo de igual para igual com essas meninas é muito importante. É um momento diferente, de transição, mas eu acredito muito no que posso fazer - explicou a nadadora.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Publicidade

Além disso, a saúde mental também foi um assunto abordado por Ana Marcela. Segundo a brasileira, após passar por alguns problemas pessoais, ela se reencontrou e "independente do resultado" já conquistou "uma grande vitória".

- A verdade é que achei que não podia sentir isso. A gente vive no alto rendimento, está todo dia dando o nosso melhor, mas depois que vi atletas de nível mundial passando por essa situação, eu pude entender o que estava acontecendo comigo. Cheguei um dia em casa e falei "eu não quero mais, não amo mais fazer isso". Mas eu me reencontrei. Eu dei um tempo para a minha cabeça, dei um tempo para a minha mente e estar aqui hoje é uma grande vitória, independente do resultado - revelou.

Publicidade

+ Transforme qualquer TV em Smart e assista aos jogos do seu time do coração quando quiser!

A quinta posição adiou a classificação de Ana Marcela aos Jogos de Paris. A próxima oportunidade será no Mundial de Doha, de 2 a 18 de fevereiro de 2024, quando as 13 melhores nadadoras da prova dos 10km em águas abertas vão disputar vagas nas Olimpíadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.