Allianz Parque inicia montagem de gramado sintético; veja fotos

Reforma na casa do Verdão está em ritmo rápido e deve estrear o novo piso na segunda quinzena de fevereiro, enquanto a Academia de Futebol passa pelo mesmo processo.


O processo de troca de gramado do Allianz Parque está chegando em sua reta final, e nesta segunda-feira foi iniciada a junção dos rolos sintéticos. A expectativa é de que a arena esteja pronta para receber uma partida na segunda quinzena de fevereiro.

Há um ritual a se seguir na instalação: após a retirada da grama natural, foi feito o processo para deixar a área do gramado completamente plana, com o material que ajuda na drenagem. Depois, colocaram a manta de amortecimento, que também ajudará a se ter um dos melhores sistemas de drenagem do mundo.

A colocação do gramado é feita como um quebra-cabeça: cada área tem uma peça específica, que serão coladas por baixo. Os fios têm memória para sempre estarem na vertical, mesmo após suportar pesos e coberturas. O gramado veio da Holanda e é usado em estádios de Holanda, Escócia e Catar.

Cada tufo de grama tem 24 cerdas e é costurado diversas vezes ao tapete, o que impede que a grama se solte com o impacto. Além disso, o Infill TPE, um produto de preenchimento da grama, absorve impacto e acúmulo de água, quebrando a temperatura em cerca de 15°C, e com mais estabilidade do que a tradicional borracha de campo sintético.

As obras começaram no último dia 12 e têm ocorrido em até três turnos de 8h cada, inclusive de madrugada. O trabalho será paralisado por três dias por conta de evento gospel, marcado ainda em 2018, para acontecer no dia 8. Mas, segundo os administradores do Allianz Parque, nada que tire a esperança de ter partida no dia 16, contra o Mirassol. Nesta quarta, o Verdão recebe o Oeste, mas mandará o duelo da 3ª rodada do Paulista no Pacaembu.