Adversário do Palmeiras no Mundial de Clubes tenta resolver crise disciplinar
Porto não deve utilizar zagueiro emprestado pela Juventus no torneio
Lance|Do R7

Um dos rivais do Palmeiras no Mundial de Clubes tenta lidar com uma crise disciplinar a menos de dois meses do início da competição. O Porto, que enfrenta o clube brasileiro na estreia das equipes no torneio, estuda afastar definitivamente um de seus defensores antes do início da competição.
Segundo o jornal Record, de Portugal, o clube pode não utilizar mais o Tiago Djaló, que está emprestado pela Juventus até o fim de junho. Os prazos do acordo entre as equipes permitem que o zagueiro de 25 anos dispute pelo menos a primeira fase do Mundial de Clubes. Uma pequena extensão no vínculo também daria ao defensor a possibilidade de atuar nas fases eliminatórias da competição, mas o acordo não deve ser prorrogado.
➡️ Abel Ferreira aponta meta do Palmeiras no Mundial: ‘Passar da fase de grupos’
A medida do clube português acontece depois de um episódio que também envolve jogadores brasileiros do elenco. Otávio, zagueiro revelado pelo Flamengo, comemorou seu aniversário de 23 anos na segunda-feira (21). Além dele, William Gomes, cria do São Paulo, Tiago Djaló e mais um atleta teriam ficado na comemoração até 4h (horário em Lisboa), acima do permitido pela diretoria, devido ao treino marcado para terça (22) às 15h30.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
Entre os atletas envolvidos no episódio, Djaló é o único que não pertence ao Porto e o que deve receber a punição mais dura. O treinador da equipe, Martín Anselmi, se pronunciou sobre o caso em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
"O tema é inevitável, até porque foi público. A nós treinadores, ou a qualquer líder, este tipo de episódios nos leva a diferentes reflexões. Como líder do grupo, devo tomar uma posição e ter uma postura clara. Gosto de refletir sobre as diferentes posturas e visões. Por um lado, o Porto, como qualquer instituição ou empresa, tem um regulamento. Esse regulamento não se cumpriu, as regras não se cumpriram, e aplicaram-se as multas correspondentes aos diferentes níveis de infração. Me parece justo, pois as regras são para cumprir", disse.
Momento do Porto na temporada
Eliminado de todas as competições que disputou, o Porto tem apenas a parte final do Campeonato Português no calendário antes do Mundial de Clubes. Na quarta posição, o clube já garantiu uma vaga em alguma competição europeia na próxima temporada. No entanto, resta definir em qual competição da Uefa o clube lusitano estará no segundo semestre de 2025.
Com a atual configuração da Liga Portugal, é provável que o Porto consiga se classificar para os playoffs da Conference League ou da Liga Europa. O clube ocupa a quarta posição e já não pode mais ser alcançado por outras equipes do Campeonato Português.
Até a estreia na competição da Fifa, o grupo comandado por Martín Anselmi disputará quatro partidas oficiais pelo Campeonato Português. O Palmeiras enfrenta o Porto no Mundial no sábado, dia 15 de junho, pela primeira rodada do Grupo A. O jogo acontece às 19h (de Brasília), no MetLife Stadium.