Lance A importância dos carboidratos na nutrição esportiva

A importância dos carboidratos na nutrição esportiva

Isotônicos naturais também são excelentes fontes de energia para atletas e esportistas

Lance
Lance

Lance

Lance

O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo humano. Antes de excluí-lo da dieta, por medo de ganhar peso, é importante saber que ele é essencial para a manutenção do corpo e da saúde. Ainda mais se você é praticante de alguma modalidade esportiva de moderada ou intensa duração, como corrida, ciclismo e triatlo.

Além de ser essencial para a execução de tarefas simples do dia a dia, o carboidrato ainda exerce um papel fundamental na função vital do organismo, a exemplo das atividades neurológicas e na manutenção da temperatura corporal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dieta equilibrada para indivíduos saudáveis deve ser composta diariamente por, em média, 55% de carboidratos, 35% de gorduras e 20% de proteínas. Mas a estimativa de consumo pode variar de uma pessoa para outra. Atletas e praticantes de atividades físicas, por exemplo, podem consumir uma quantidade maior do que a população em geral, pois o gasto é superior durante a prática de exercícios intensos.

De acordo com a nutricionista Alessandra Luglio, a natureza está repleta de excelentes fontes de carboidratos, a exemplo das raízes, por isso é importante estar atento na escolha das fontes de energia diariamente.

- A mandioca, tapioca, as batatas e cereais como o arroz, milho, e o trigo, assim como os pães e massas, a aveia, as frutas e os sucos de frutas são excelentes fontes de carboidrato, mas é importante lembrar que a preferência deve ser sempre por alimentos integrais, uma vez que fornecem uma maior quantidade de fibras e nutrientes - ressalta.

Ainda de acordo com a nutricionista, uma mistura eficiente de glicose com frutose, segundo a ciência mais atual da nutrição esportiva, é mais bem absorvida e utilizada pelo corpo, por isso os isotônicos naturais também são excelentes fontes de energia para atletas e esportistas.

Foi pensando nisso que a Jungle, marca brasileira de hidratação esportiva, resolveu oferecer aos atletas uma opção de isotônico mais saudável, sem aditivos alimentares, açucares, corantes ou aromas artificiais. Após meses de pesquisa, ouvindo a opinião de especialistas e consumidores para garantir uma reposição hidroeletrolítica com ingredientes íntegros, a empresa lançou um isotônico 100% natural.

Composta basicamente por água, água de coco, que já é rica em nutrientes, a bebida esportiva também contém tapioca orgânica, suco de frutas, aromas naturais e sal marinho. De acordo com Alessandra Luglio, uma das participantes no desenvolvimento do produto, a base da bebida esportiva apresenta o que existe de mais atual na ciência, com proporção otimizada de carboidratos e apenas 48 calorias por porção.

- A tapioca e a água de coco ofertam a glicose (parte na forma de amido), uma fonte de rápida absorção. Dos sucos naturais e também da água de coco vem a frutose, de absorção mais lenta, desta forma inteligente e combinada, é possível otimizar a absorção e o aproveitamento da energia proveniente dos carboidratos de forma mais eficiente, mantendo os níveis de energia mais altos por mais tempo durante a prática esportiva - finaliza.

Últimas