A conquista do tricampeonato carioca pelo Flamengo em 2001, com o gol de Petkovic aos 43 minutos do segundo, completa 20 anos nesta quinta-feira, dia 27 de maio. O LANCE! relembra os principais nomes daquela conquista que entrou para a história do Rubro-Negro como uma das mais emocionantes!
Júlio César - Goleiro titular na campanha do título e um dos principais destaques da vitória sobre o Vasco na decisão. Pendurou as luvas em 2018 e hoje, aos 41 anos, é sócio de uma empresa de agenciamento de atletas.
Alessandro - Lateral-direito titular do Flamengo no início do século XXI, encerrou a carreira em 2013 pelo Corinthians. Hoje, aos 42 anos, atua como gerente de futebol do clube paulista.
Juan - Ídolo rubro-negro, o zagueiro era um dos principais nomes da equipe em 2001. Após 10 anos na Europa e uma passagem no Inter, voltou ao Rubro-Negro em 2016 e se aposentou em 2019. Aos 42 anos, atua como gerente técnico no Flamengo.
Fernando - Cria da Gávea, Fernando estava em seu segundo ano como profissional do rubro-negro e substituiu Gamarra no time titular na conquista do Carioca de 2001. Ele foi para a Europa em 2003 e voltou para o Flamengo em 2005, tendo exibições abaixo da média e sendo criticado. Atuou pelo Vasco e no fim da carreira tentou se aventurar no futebol amazonense. Hoje, aos 41 anos, anda afastado do futebol.
Cássio - O lateral-esquerdo ficou no Flamengo até 2004, quando se transferiu para o Internacional. O ex-atleta também atuou no exterior, em times do Paraguai, Estados Unidos, e encerrou a carreira no início de 2015 no futebol australiano. Aos 41 anos, segue morando na Austrália e comanda uma academia de futebol para crianças em Adelaide.
Leandro Ávila - Um dos cães de guarda do time de 2001, Leandro Ávila seguiu trabalhando no futebol após a aposentadoria. Ele foi auxiliar técnico no Brasiliense, Atlético-PR, Sport e Portuguesa. Ele treinou o Torreense (POR) em 2011 e, em 2017, teve uma breve passagem pelo Tarumã. Atualmente, tem 50 anos e atua esporadicamente como comentarista.
Rocha - O volante começou a carreira no Flamengo em 99, ficando até 2002. Atuou em clubes como Portuguesa, Vila Nova e Paysandu, e encerrou a carreira em 2013 no interior paulista. Hoje, aos 42 anos, anda afastado do futebol.
Beto - O meia conquistou a torcida do Flamengo com sua garra demonstrada dentro de campo. Seu último trabalho foi no Imbituba, em 2009. Após se aposentar, chegou a se tornar dono de um buffet de festa infantil e sócio de uma distribuidora de carvão. Hoje tem 46 anos.
Petkovic - Petkovic entrou para a história do Flamengo ao marcar o gol do título de 2001, uma falta indefensável já no fim da partida. O sérvio voltou ao rubro-negro em 2009, se tornando uma das peças-chave do título brasileiro. Pet, como é carinhosamente chamado, encerrou a carreira em 2011 com a camisa do Flamengo. Trabalhou como técnico, mas hoje, aos 48 anos, é comentarista do Grupo Globo.
Edilson - Edilson Capetinha fez sucesso no Flamengo e era uma das referências do ataque rubro-negro em 2001. Seu último clube foi o Taboão da Serra, em 2016. Atualmente, aos 50 anos, trabalha como comentarista no programa
Reinaldo - Teve passagens por Botafogo, São Paulo e Paris Saint-Germain, entre vários outros clubes, após defender o Flamengo. O atacante se aposentou no fim de 2019 e hoje, aos 42 anos, faz cursos para iniciar a carreira como treinador.
Maurinho - O ex-lateral (à esquerda na foto) entrou no segundo tempo da decisão. Após se aposentar em 2010, se tornou auxiliar técnico e trabalhou no Bragantino e no Vitória, ao lado de Petkovic. Em 2020, assumiu o comando do Serrano, onde ficou até março deste ano.
Jorginho - O volante, que entrou na etapa final da final de 2001, soma mais de 200 jogos com a camisa do Flamengo, onde atuou entre 97 e 2003. Após passagem pela Gávea, ele atuou por clubes pequenos como América e Nova Iguaçu e se aposentou em 2009. Nos últimos anos, chegou a atuar pela equipe master do Flamengo e hoje tem 46 anos.
Roma - O atacante entrou no segundo tempo e estava em campo no momento do gol de Pekovic. Após deixar o Flamengo em 2002, rodou diversos clubes e se aposentou em 2011. Atualmente, aos 42 anos, atua na área do direito desportivo em Belém do Pará.
Zagallo - Técnico do Flamengo em 2001, o Velho Lobo, hoje aos 89 anos, está afastado das funções relacionadas ao campo por conta da saúde. O rubro-negro, inclusive, foi seu último trabalho à frente de um clube.