Esportes Judoca Daniel Cargnin conquista a prata na categoria até 66 kg

Judoca Daniel Cargnin conquista a prata na categoria até 66 kg

Brasileiro venceu as duas primeiras lutas, mas acabou derrotado pelo dominicano Wander Mateo na final dos Jogos Pan-Americanos

  • Esportes | Alexandre Garcia, do R7, em Lima, no Peru

Cargnin enfrentou dificuldades para chegar ao pódio

Cargnin enfrentou dificuldades para chegar ao pódio

Guadalupe Pardo/Reuters - 9.8.3019

O judoca brasileiro Daniel Cargnin, de 21 anos, faturou a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos nesta sexta-feira (9) ao perder para Wander Mateo, da República Dominicana, na final da categoria para atletas de até 66 kg.

Agora, o judoca nascido na cidade de Canoas (RS) adiciona medalha do Pan ao currículo que já conta com o título de Campeão Mundial Sub-21 conquistado em 2017 e do Campeonato Pan-Americano disputado neste ano.

Ao deixar o tatame, Cargnin avaliou que poderia ter dado um pouco mais de si, mas vê a derrota como um aprendizado. "Vou tentar achar os porquês", afirmou ele, que saiu da decisão com a boca machucada. "Serve para eu colocar os pés no chão, parar e pensar no que eu posso fazer pela frente", completou.

Em sua estreia, Cargnin travou uma disputa acirrada contra o mexicano Nabor Castillo, que terminou os primeiros cinco minutos sem defição. Aos 44 segundos do golden score, a arbitra central assinalou um ippon para o brasileiro, mas a marcação foi revertida pelos juízes de cadeira.

Ambos os judocas tinham dois shidos, mas o brasileiro acabou levando a melhor ao forçar a terceira punição e a eliminação do mexicano.

Na semifinal, o brasileiro encarou o venezuelano Ricardo Valderrama. Com duas punições, Cargnin precisou partir para o ataque e nos últimos segundos do combate. Ele conseguiu imobilizar o adversário, fazer com que ele desistisse do combate e garantir a vaga para a decisão.

Na final contra o dominicano Wander Mateo, o brasileiro encarou outra luta travada e chegou a ser projetado pelo adversário nos minutos iniciais, mas conseguiu reverter o golpe. Com menor envergadura do que o adversário, Cargnin recebeu uma punição nos minutos iniciais do combate, mas não se abateu. 

Já nos minutos finais, Mateo aplicou um wazari no brasileiro e só precisou administrar a vantagem para ficar com a medalha dourada.

Até 73 kg

Outro judoca brasileiro a entrar no tatame nesta sexta-feira (9) foi Jeferson Santos, de 20 anos. Popularmente conhecido como Juninho Bomba, que faturou a medalha de bronze.

Ele estreou no Pan contra o venezuelano Sergio Mattey. No confronto, válido pelas quartas de final do torneio, Santos começou o combate mais agressivo, mas não conseguiu colocar as costas do adversário no tatame nos cinco minutos iniciais. A luta seguiu para o golden score e Mattey conseguiu aplicar um Waza-Ari no brasileiro e avançar na competição.

Com a derrota, o brasileiro voltou ao tatame para enfrentar o colombiano Leider Navarro na repescagem em busca do bronze. Aparentemente desgastado pelo esforço feito no combate anterior, Santos manteve vivo sonho da medalha ao forçar o adversário a ser punido três vezes.

Na luta valendo a medalha de bronze, Juninho encarou o mexicano Eduardo Araujo e voltou a levar a melhor com um hippon. Na categoria, o ouro ficou com o cubano Magdiel Estrada e o peruano Alonso Wong levou a prata,

A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.

Para fazer rir! Veja os cliques do Pan que são ouro em bizarrice

Últimas