Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Vitória da Atalanta garante Benfica na fase de grupos da Champions

Resultado da equipe de Bergamo diante do Torino abriu vaga direta para os portugueses na maior competição do futebol europeu

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Foto: Marco Bertorello/AFP via Getty Images

O Benfica garantiu presença na fase de liga da nova Liga dos Campeões de 2024/25 e um lucro estimado em cerca de 40 milhões de euros. Isso porque, neste domingo (26), a Atalanta não desapontou os benfiquistas e venceu o Torino por 3 a 0, em Bergamo, Itália, na última rodada da Serie A. Dessa forma, assegurou pelo menos a 4ª colocação no campeonato italiano. O time ainda pode subir para o 3º lugar, atualmente ocupado pela Juventus.

Sendo assim, a vaga de vencedor da Liga Europa que a equipe italiana usaria caso ficasse fora dos quatro primeiros vai para o clube com melhor ranking nas pré-eliminatórias. Neste caso, o Benfica.

A derrota do Bolonha em Gênova (0-2), na última sexta-feira (24), abriu caminho para que uma vitória da Atalanta nos dois jogos restantes da temporada – enfrentará ainda a Fiorentina no próximo domingo, e, em caso de vitória, alcançará o pódio, ultrapassando a Juventus – fosse suficiente para garantir um lugar no top 4.

Publicidade

Desse modo, o Benfica entrará diretamente na Champions. Entretanto, quem lamenta o resultado da Atalanta é a Roma. A equipe se classificaria para o torneio milionário caso La Dea ficasse fora dos quatro primeiros do campeonato. Também o Slavia Praga, da República Tcheca, e o Salzburgo, da Áustria, se beneficiaram com a vitória da Atalanta, pois disputarão a 3ª pré-eliminatória da Champions, em vez de entrarem na 2ª.

Vitória Italiana coloca o Benfica no Pote 2

Publicidade

A partir de 2024/25, a Liga dos Campeões mudará de formato, passando a ser disputada em uma única liga, com 36 equipes. As oito primeiras garantem lugar nas oitavas de final e outras 16 disputarão um ‘play-off’ para ver quem se junta a elas. Isso, aliás, já acontece na Liga Europa e na Liga Conferência, por exemplo.

Cada equipe fará oito jogos na fase de liga, quatro em casa e quatro fora, sempre contra adversários diferentes e dois de cada pote. Isso significa que, na prática, o pote em que se entra no sorteio perde importância. O Benfica estará no pote 2, enquanto o Sporting, o outro representante português na competição, estará no pote 3.

Publicidade

POTE 1: Manchester City, Bayern de Munique, Real Madrid, PSG, Liverpool, Inter de Milão, Borussia Dortmund, Leipzig e Barcelona

POTE 2: Bayer Leverkusen, Atlético de Madrid, Atalanta, Juventus, BENFICA, Arsenal e Club Brugge

POTES 2 ou 3: Shakhtar Donetsk ou Eintracht Frankfurt, Milan e Feyenoord

POTE 3: SPORTING e PSV

POTES 3 OU 4: Celtic, Mônaco, Aston Villa, Bolonha, Girona e Estugarda

POTE 4: Sturm Graz e Brest

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.