Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Tite diz que precisou poupar no Flamengo: ‘Não estourar atletas’

Rubro-Negro foi sem boa parte do elenco para La Paz e sucumbiu ao Bolívar. Tite assume responsabilidade por derrota e pela escalação...

Jogada 10

Jogada 10|Do R7


Foto: Reprodução/Paramount

O técnico Tite falou após a derrota do Flamengo para o Bolívar (BOL) pela Libertadores e explicou por que poupou boa parte do elenco. Segundo o treinador, afinal, havia o risco de lesionar alguns atletas, o que seria irresponsabilidade.

“A ciência já está há bastante tempo ali, não é nenhuma novidade, está desde o tempo que eu jogava. A quantificação de carga traz atletas que têm essa condição e com todo o suporte que o Flamengo dá. A responsabilidade é minha, porque a definição da equipe é minha, mas eu tenho muita lucidez de não estourar um atleta numa sequência de jogos e perdê-lo na sequência. Aí fica muito fácil. A qualidade técnica começa a se perder, começa a errar passe. Esses são todos os indícios para dar dois. Respeito a pergunta, mas não é nenhuma novidade ciência no futebol, é só procurarmos informações verdadeiras: risco e estratégia. A opção foi em cima disso, e a responsabilidade maior é do técnico, que escala”, disse Tite.

O Rubro-Negro entrou em campo com um esquema com três zagueiros, mas fez uma alteração tática do decorrer do primeiro tempo. Léo Ortiz, que começou na defesa junto com Fabrício Bruno e David Luiz, passou a jogar mais adiantado, como volante. O treinador explicou.

“As características da equipe do Bolívar são as seguintes: eles têm dois externos e infiltrações centrais. Ela utiliza essa coordenação de movimentos. Ideia inicial com linha de cinco era tirar esses jogadores de lado de cruzamento e essas infiltrações centrais com o tripé do meio-campo. Mas nós não estávamos com posse de bola. A gente trouxe o Léo Ortiz para meio-campista, e a equipe começou a se reestruturar”, disse.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.