Jogada 10 Sindicato dos jogadores critica novo Mundial de Clubes

Sindicato dos jogadores critica novo Mundial de Clubes

Para FIFPro, novo formato do Mundial de Clubes será prejudicial para descanso dos atletas e vai atrapalhar o calendário

Jogada 10
Foto: Reprodução/Instagram @gianni_infantino

Foto: Reprodução/Instagram @gianni_infantino

Jogada 10

O Sindicato dos Jogadores (FIFPro) se manifestou contra o Mundial de Clubes de 2025, anunciado pela Fifa neste domingo (17), em uma reunião em Jeddah, na Arábia Saudita.

Afinal, de acordo com a organização, a nova competição vai aumentar a carga de trabalho dos atletas.

“Essa nova implementação sobre a carga de trabalho dos jogadores demonstra uma falta de consideração pela saúde mental e física dos jogadores, bem como um desrespeito”, iniciou.

A FIFPro ainda disse que a nova competição vai atrapalhar o calendário e competições locais e, por fim, o descanso dos atletas. Afinal, os times brasileiros vão abandonar o calendário por até 29 dias. Assim, o sindicato afirma que o formato vai prejudicar Copa Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

“A competição ampliada prejudicará o tempo de descanso e recuperação desses jogadores e atrapalhará ainda mais as competições nacionais e internacionais. Os jogadores (que atuam na Europa) terão que jogar no final de uma temporada de 11 meses, com poucas perspectivas de descansar o suficiente antes do início da temporada seguinte”, salientou.

O novo Mundial terá 32 equipes e uma fórmula parecida com a da Copa do Mundo de Seleções. Serão oito grupos com quatro times cada. Assim, os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas e, daí, mata-matas até a final.

O Conselho da Fifa definiu, ainda, que vai usar o coeficiente da Uefa para definir os participantes que não tiverem a classificação previamente garantida.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas