Jogada 10 Quem é o Deportivo Pereira? Rival do Palmeiras na Libertadores

Quem é o Deportivo Pereira? Rival do Palmeiras na Libertadores

Em sua primeira participação na Libertadores, equipe colombiana sai da segunda divisão para desafiar um tricampeão da américa

Jogada 10
Jogada10

Jogada10

Jogada 10

O Palmeiras encara o azarão Deportivo Pereira nesta quinta-feira (23), às 21h30, fora de casa, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. E o time colombiano é a grande sensação, mas também a grande surpresa da competição. Afinal, em sua primeira participação na história do torneio continental, já conseguiu chegar no grupo dos oito melhores.

Fundado em 1944, o time do interior da Colômbia é o atual campeão nacional, o que colocou na rota para disputar a primeira Libertadores de sua história, algo que era impensável há um tempo atrás. Há quatro anos, inclusive, estava na segunda divisão do futebol local e flertou com a falência por conta do acúmulo de dívidas.

E a trajetória do clube nesta edição é digna de aplausos. No grupo F, o Deportivo Pereira deixou para trás o tradicional Colo-Colo, do Chile e o Monagas, da Venezuela, ficando atrás apenas do temido Boca Juniors. Contudo, a equipe já fez um feito histórico ao ganhar da equipe argentina por 2 a 1, na Colômbia. O resultado foi determinante para sua classificação no mata-mata.

No mata-mata, o Deportivo Pereira não estava pronto para escrever o último capítulo desta grande história. A equipe colombiana teve pela frente o Independiente Del Valle, atual campeão da Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana e que estava crescendo no cenário continental. Com uma vitória na Colômbia e um empate no Equador, a equipe se colocou na rota do tricampeão Palmeiras e grande favorito ao título da Libertadores.

Da segundona para a Libertadores

Quem acompanha o Deportivo Pereira, principalmente neste século, jamais acreditaria que a equipe chegasse tão longe na Libertadores. Afinal, o clube  viveu seu pior momento recentemente, quando ficou na segunda divisão do nacional por nove temporadas seguidas, de 2011 a 2019. Contudo, ao conseguir o acesso, o cenário mudou.

A equipe conseguiu se reabilitar esportivamente e financeiramente. O grande ápice aconteceu em dezembro do ano passado, quando venceu o Independiente Medellín nos pênaltis e se sagrou campeão colombiano. O título garantiu sua participação na Libertadores e sua primeira aparição no cenário continental.

Deportivo Pereira traz reforços para enfrentar o Palmeiras

O Deportivo Pereira foi ao mercado e se reforçou para as quartas de final da Conmebol Libertadores. Afinal, o time colombiano contratou dois atacantes e um lateral para reforçar o time na busca pela inédita classificação para a semifinal. Chegaram ao clube o centroavante uruguaio Adrian “Rocky” Balboa, de 29 anos, contratado do Defensor, do Uruguai e o atacante Alejandro Piedrahita, colombiano revelado pelo clube e que estava emprestado ao Banfield, da Argentina. Por fim, o terceiro jogador contratado foi o lateral Cristian Blanco, contratado do Atlético Nacional, também da Colômbia.

Os reforços mostram a importância da partida para a equipe colombiana. Apesar de já terem feito história em sua primeira participação na Libertadores, o Deportivo Pereira quer mais. E mostra que está disposto a abrir os cofres para conseguir eliminar um tricampeão. Mesmo colocando o Palmeiras como favorito.

Antes da partida, o técnico Alejandro Restrepo acredita que o Palmeiras é o favorito para o confronto, mas acredita muito no potencial de sua equipe.

Como chega a equipe colombiana para o duelo?

Após eliminar o Independiente Del Valle, o Deportivo Pereira  entrou em campo três vezes. Foram duas vitórias e uma derrota, com classificação na Copa da Colômbia e recuperação no Campeonato Colombiano. Na primeira partida, perdeu para o Once Caldas, por 1 a 0. Contudo, conseguiu se reabilitar ao bater o Tigres, pelo mesmo placar e avançar na Copa da Colômbia.

Já na última partida, antes de enfrentar o Palmeiras, o Deportivo Pereira derrotou o Jaguares de Córdoba por 3 a 0 no clássico regional. O time é o atual 15° colocado e ainda busca se reabilitar na competição. Mas um histórico avanço para a semifinal da Libertadores, minimizaria qualquer problema dentro do clube. A partida de volta acontece na próxima quarta-feira (30), no Allianz Parque.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Últimas