Jogada 10 Pia Sundhage é a nova técnica da seleção feminina da Suíça

Pia Sundhage é a nova técnica da seleção feminina da Suíça

Ex-treinadora da seleção feminina brasileira, Pia vai comandar as europeias, que sediarão a Eurocopa em 2025

Jogada 10
 Foto: Thais Magalhães/CBF

Foto: Thais Magalhães/CBF

Jogada 10

Nesta terça-feira (16/1), a ex-técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, foi oficialmente apresentada como a nova treinadora da seleção feminina da Suíça. O anúncio, aliás, marca o retorno da técnica sueca ao cenário europeu, após quatro anos e meio à frente da seleção brasileira.

Aos 63 anos, Pia terá como maior desafio inicial preparar a equipe para a Eurocopa Feminina de 2025, que acontecerá em solo suíço. A notícia vem após sua saída da Seleção Brasileira em agosto do ano passado. A CBF demitiu a treinadora um ano antes do término de seu contrato. A decisão ocorreu por conta do desempenho aquém do esperado do Brasil na Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia, onde a seleção caiu na fase de grupos. Tal fato não ocorria desde 1995.

“Vejo a chegada de Pia como mais um marco no futebol feminino suíço. Ela ficou imediatamente entusiasmada com nosso projeto de desenvolver ainda mais a seleção e preparar nossas jogadoras para a Eurocopa de 2025”, disse o presidente da Federação Suíça de Futebol, Dominique Blanc.

Pia: carreira de conquistas e fracassos

Pia Sundhage foi bicampeã olímpica com a seleção dos Estados Unidos nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, além de ter levado a Suécia à medalha de prata na Rio-2016. Em Copas do Mundo, contudo, a treinadora foi vice-campeã com os Estados Unidos em 2011, perdendo a final para o Japão.

“Estou feliz por assumir um grupo com grande potencial. Este ano é o início de uma campanha que culminará na Eurocopa de 2025. Quero preparar a equipe da melhor forma”, declarou a treinadora.

No comando da Seleção Brasileira, além da eliminação já citada, Pia conquistou da Copa América de 2022. Por outro lado, a seleção caiu nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas